A principio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa a migração. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbi, do sociólogo Zygmunt Bauman, que descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprir sua função social com eficácia. Sob essa ótica devido á baixa atuação das autoridades, os cidadãos como os haitianos, por exemplo, que tiveram suas casas levadas pelo terremoto desembarcam aqui buscando abrigo e oportunidade para começar novamente de forma justa, porém, não tem o suporte e estrutura necessário vindas dessa baixa atuação. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Ademais, é igualmente preciso apontar a barreira do idioma destes grupos imigrantes como outro fator para a manutenção do problema. Posto isso, de acordo com a constituição federal de 1988 assegura-se por lei a educação, o trabalho e moradia a todos. Entretanto, a execução dessa lei fica apenas no papel, quando não se há programas ou cursos de acolhimento a um grupo não dominante da língua brasileira, tendo mais um entrave no seu desenvolvimento com o trabalho. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, é preciso que o estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para o movimento migratório no Brasil, urge que o Governo crie por meio de um projeto de nome "abraço ao imigrante", que terá como objetivo sanar suas necessidades básicas, como moradia, alimento, curso de idioma e acesso ao mercado de trabalho através de documentação legal pelo Estado. E também é preciso que a mídia entre com o papel de difundir uma normalização desses grupos para que não casos de xenofobia não venham ser comuns. Espera-se com isso, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.
*Espero que possam me ajudar na corrigir minha redação, fico bastante agradecida hoje e sempre.*
@anasilva1 @Jotaveh @JNakamura
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.