Em primeira análise, cabe pontuar que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo Demóstenes, "É necessário que os princípios de uma política sejam justos e verdadeiros". Hodiernamente, nota-se que o Governo descumpre-se do pensamento supracitado, visto que, embora a moradia seja um direito social fornecido pela Constituição, é negado à estes indivíduos. Dessa maneira, observa-se que as ações governamentais têm um grande papel para acolher de maneira digna as pessoas carentes sem moradia.
Ademais, contém frisar que moradores de rua são vítimas de exclusão social, aumentam os índices de criminalidade e da dependência nas drogas, têm dificuldades no reingresso à sociedade e traumas físicos e psicológicos decorrentes de ações preconceituosas. Com isso, percebe-se o despreparo social em se consubstanciar com essas pessoas e o alheamento da população frente a essa questão.
Infere-se, portanto, necessário lançar ações para mitigar essa conjuntura. Logo, o Governo Federal, acessorado ao Ministério do Desenvolvimento Social, devem providenciar abrigos temporários com alimentação, além de moradia para as famílias, afim de evitar a permanência dessas pessoas em áreas externas. Ainda, deve-se promover a reinserção do indivíduo na sociedade. Com essas medidas, busca-se minimizar esse fato social e assim, a afirmação de Demóstenes se tornará verdadeira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.