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Por Starlet
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#111363
Em 1969, a sociedade conheceu uma das leis mais relevantes para a história da América Latina: a Convenção Americana de Direitos Humanos, cujo texto garante a dignidade humana a todos. Entretanto, a desvalorização dos catadores de material reciclável impede que os indivíduos vítimas dessa problemática vivenciem o direito descrito pelo tratado. Com efeito, para solucionar o impasse, há de se combater os antigos comportamentos da sociedade e a invisibilidade.

Diante de tal exposto, esse cenário, de acordo com as ideias do filósofo contratualista europeu John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, no qual o Estado tem - ou deveria ter - de garantir direitos básicos aos indivíduos. Todavia a garantia à dignidade humana, inviabilizada pelas ações da sociedade atual deixa claro que o contratualismo europeu não é uma realidade estendida aos catadores. Essa utopia se justifica pela carência de políticas públicas, como falta de leis que criminalizem essa prática, tornando-a assim mais comum ao cotidiano desses trabalhadores.

Além disso, quando a dignidade humana for uma prioridade no Brasil, a invisibilidade desses profissionais receberá o devido tratamento. A esse respeito, John Rawls - expoente filosófico político do século XX - entendia que desigualdades sociais e econômicas são obstáculos para a equidade. Nesse sentido os coletores de material reciclável vivenciam, em suas rotinas, a carência denunciada por Rawls, na medida em que há uma insuficiência do debate público sobre esse assunto.

Portanto, para garantir os benefícios previstos pela Convenção Americana de Direitos Humanos, as escolas - responsáveis pela formação social - devem estimular a população a solicitar melhorias em relação a desvalorização dos catadores de material reciclável; através de projetos pedagógicos, como aulas e palestras capazes de mobilizar o Estado e sociedade. Essa iniciativa terá a finalidade de garantir os direitos descritos por Locke e Rawls de levar o Brasil a experimentar, de fato, a dignidade humana.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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Por Higorvaz
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#0
Olá, @Starlet! Irei corrigir sua redação aqui, porém, sinta-se livre para criticar ou discordar de algo, pois não sou profissional :mrgreen:

OBS: A forma que você mencionou os usuários está errada, é só digitar o arroba e usuário (@usuário) e clicar no nome dele. Caso dê certo, irá ficar algo assim: ["mention]usuário[\mention][/b"] :D


TIPO DE CORREÇÃO: OPINIÃO DO CORRETOR


Bom, queria dizer, primeiramente, que sua redação está muito bem construida, ou seja, você domina a estrutura dissertativa-argumentativa, o que é maravilhoso! Mas, como tenho o intuito de corrigir, irei sinalizar alguns pontos que estão te atrapalhando a chegar no 1000!


LACUNAS ARGUMENTATIVAS

Lacunas argumentativas são, como o nome diz, lacunas (buracos), deslizes na sua argumentação que fazem ela ficar incompleta e, desse modo, incoerente.

No Desenvolvimento 1 há uma lacuna argumentativa, a qual se situa no trecho seguinte:

"Todavia a garantia à dignidade humana, inviabilizada pelas ações da sociedade atual deixa claro que o contratualismo europeu não é uma realidade estendida aos catadores."

A sentença em negrito está argumentativamente incompleta. O que você quer dizer com as "ações da sociedade"? Que ações que inviabilizam os catadores de receberem o direito à dignidade? Percebe que você não fala sobre, não desdobra, não cita exemplos que dessas ações, não legitima corretamente seu argumento? Infelizmente, o corretor não pode ler sua mente! :lol:


No Desenvolvimento 2 também há uma lacuna, mas ela se diz respeito à lógica argumentativa. A lógica argumentativa é caracterizada pelos seguintes passos/itens:

Problema;
Causas/Formas com que o Problema acontece/ocorre;
Consequências.

No trecho:

"Nesse sentido os coletores de material reciclável vivenciam, em suas rotinas, a carência denunciada por Rawls, na medida em que há uma insuficiência do debate público sobre esse assunto."

Você tenta contextualizar seu repertório na problemática, entretanto, não diz como essa insuficiência de debates acontece, e quais são suas consequências. Lembra da lógica? A Causa e as Consequências estão ausentes aqui. Lembra, também, no começo quando falei da contextualização do repertório? Como o argumento está insuficiente, seu repertório se tornou improdutivo, ou seja, ele não está legitimando seu ponto de vista pois você não construiu uma argumentação que o fizesse. :|


Ademais, sua Proposta de Intervenção está completa, parabéns! Agora, falando de gramática, dê uma atenção maior as vírgulas, vejo que, geralmente, no começo de Conectivos — Nesse sentido, Todavia... — você está esquecendo de por a vírgula logo após :)

Além disso, atente-se a concordância! Na Introdução, você se refere aos catadores no plural, logo, seria catadores de materiais recicláveis, não reciclável. Irei propor um exercício para você, tente achar mais inconcordâncias como essa, de acordo com o exemplo tirado do seu texto acima, vai ativar bastante seu cérebro :mrgreen:


Bom, você tem bastante domínio do texto, apenas melhore os aspectos que foram vistos, que você, com certeza, irá melhorar bastante! Obrigado e Bons Estudos! :D

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
2
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Por Starlet
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#111364
Olá boa tarde! Vocês poderiam ler milha redação e corrigir por favor

@Joaopedro
@bylari
@Anna1
@geoca
@Amandameira
@Jeffmelo99
@Lavisxxss

Agradeço dês de já :D
0
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Por Higorvaz
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#111367
Olá, @Starlet! Irei corrigir sua redação aqui, porém, sinta-se livre para criticar ou discordar de algo, pois não sou profissional :mrgreen:

OBS: A forma que você mencionou os usuários está errada, é só digitar o arroba e usuário (@usuário) e clicar no nome dele. Caso dê certo, irá ficar algo assim: ["mention]usuário[\mention][/b"] :D


TIPO DE CORREÇÃO: OPINIÃO DO CORRETOR


Bom, queria dizer, primeiramente, que sua redação está muito bem construida, ou seja, você domina a estrutura dissertativa-argumentativa, o que é maravilhoso! Mas, como tenho o intuito de corrigir, irei sinalizar alguns pontos que estão te atrapalhando a chegar no 1000!


LACUNAS ARGUMENTATIVAS

Lacunas argumentativas são, como o nome diz, lacunas (buracos), deslizes na sua argumentação que fazem ela ficar incompleta e, desse modo, incoerente.

No Desenvolvimento 1 há uma lacuna argumentativa, a qual se situa no trecho seguinte:

"Todavia a garantia à dignidade humana, inviabilizada pelas ações da sociedade atual deixa claro que o contratualismo europeu não é uma realidade estendida aos catadores."

A sentença em negrito está argumentativamente incompleta. O que você quer dizer com as "ações da sociedade"? Que ações que inviabilizam os catadores de receberem o direito à dignidade? Percebe que você não fala sobre, não desdobra, não cita exemplos que dessas ações, não legitima corretamente seu argumento? Infelizmente, o corretor não pode ler sua mente! :lol:


No Desenvolvimento 2 também há uma lacuna, mas ela se diz respeito à lógica argumentativa. A lógica argumentativa é caracterizada pelos seguintes passos/itens:

Problema;
Causas/Formas com que o Problema acontece/ocorre;
Consequências.

No trecho:

"Nesse sentido os coletores de material reciclável vivenciam, em suas rotinas, a carência denunciada por Rawls, na medida em que há uma insuficiência do debate público sobre esse assunto."

Você tenta contextualizar seu repertório na problemática, entretanto, não diz como essa insuficiência de debates acontece, e quais são suas consequências. Lembra da lógica? A Causa e as Consequências estão ausentes aqui. Lembra, também, no começo quando falei da contextualização do repertório? Como o argumento está insuficiente, seu repertório se tornou improdutivo, ou seja, ele não está legitimando seu ponto de vista pois você não construiu uma argumentação que o fizesse. :|


Ademais, sua Proposta de Intervenção está completa, parabéns! Agora, falando de gramática, dê uma atenção maior as vírgulas, vejo que, geralmente, no começo de Conectivos — Nesse sentido, Todavia... — você está esquecendo de por a vírgula logo após :)

Além disso, atente-se a concordância! Na Introdução, você se refere aos catadores no plural, logo, seria catadores de materiais recicláveis, não reciclável. Irei propor um exercício para você, tente achar mais inconcordâncias como essa, de acordo com o exemplo tirado do seu texto acima, vai ativar bastante seu cérebro :mrgreen:


Bom, você tem bastante domínio do texto, apenas melhore os aspectos que foram vistos, que você, com certeza, irá melhorar bastante! Obrigado e Bons Estudos! :D

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por Starlet
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#111513
@Higorvaz,

Muito obrigada de verdade, acho que agora aprendi a mencionar (sou nova na plataforma :lol: )
Você não é profissional mas arrasou muito! Sua explicação foi objetiva e entendi todos os pontos; obrigada por corrigir minha redação com certeza vou levar tudo isso em consideração na próxima.
Um bom dia/tarde/noite pra você! :mrgreen:
1
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Por Higorvaz
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#111515
Starlet escreveu:@Higorvaz,

Muito obrigada de verdade, acho que agora aprendi a mencionar (sou nova na plataforma :lol: )
Você não é profissional mas arrasou muito! Sua explicação foi objetiva e entendi todos os pontos; obrigada por corrigir minha redação com certeza vou levar tudo isso em consideração na próxima.
Um bom dia/tarde/noite pra você! :mrgreen:
Fico feliz que você gostou! (Sim, agora você mencionou!) :mrgreen:

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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