Em primeira análise, evidencia-se a dificuldade de locomoção causada por avenidas engarrafadas. Sob essa ótica, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 54%, ou seja, mais da metade da população mundial reside em áreas urbanas, fator esse promovido desde o século XVIII, com o êxodo rural, ocasionado pela Primeira Revolução Industrial. Dessa forma, a mobilidade urbana encontra-se precária, em razão da maior circulação de pessoas na zona urbana, tornando a chegada ao destino cada vez mais estressante e conturbada.
Além disso, é notório a problemática de transportes públicos superlotados. A Lei 12.587/2012, com a aprovação da Emenda Constitucional, garante o transporte como direito social. Desse modo, transportes públicos como ônibus, cumprem com a sua principal proposta, diminuir o engarrafamento nas cidades, porém evidencia a falta de seguridade dentro dos mesmos. Consoante a isso, acidentes graves podem ser causados, colocando em risco a vida dos passageiros.
Compreende-se, portanto a adoção de medidas que venham ampliar a mobilidade urbana brasileira. Dessa maneira cabe ao Governo Federal por meio do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), implementar políticas públicas na criação de novas linhas de transporte público, a fim de diminuir a superlotação dos mesmos, além de descongestionar as avenidas. Somente assim, possibilitar a devida locomoção urbana, livre de contratempos desde o surgimento da Primeira Revolução Industrial.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.