Precipuamente, é imperioso ressaltar que o emprego na produção e venda em grande quantia de automóveis é prejudicial ao deslocamento civil. Nesse sentido, a Constituição Federal garante o direito de ir e vir a todos os cidadãos. No entanto, essa prerrogativa é dificultada quando se trata da mobilidade urbana, visto que, a movimentação em grande escala de carros e motos nas ruas acarreta engarrafamentos e inibe a locomoção das pessoas na cidade, já que a maioria dos centros urbanos não têm planejamentos efetivos para mobilidade. Assim, o investimento somente em um modal de transporte suscita impactos socioeconômicos na sociedade brasileira.
Ademais, é fundamental salientar o uso de energias não renováveis como responsável por grande parte da problemática. Nesse contexto, o consumo do gás carbônico para a movimentação dos veículos assessora para que a poluição avance cada vez mais, o que afeta a camada de ozônio e contribui para o aquecimento global, além de ser letal para a saúde humana, pois desenvolve doenças cardiorrespiratórias. Diante desse exposto, o documentário 'Bike vs Cars', disponível na Netflix, traz em sua temática as vantagens do uso da bicicleta no dia-a-dia nos centros urbanos,como o espaçamento e o propiciamento de um ambiente mais limpo e puro, o que não é uma realidade do Brasil. Logo, é preciso que o Governo crie estratégias para reverter esse quadro no país.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os obstáculos apresentados. Para isso, é imprescindível que a Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos - órgão responsável pela promoção do desenvolvimento regional e urbano - viabilize políticas de diversificação de modais de transporte, por intermédio da construção de ciclovias e a instalação de metrôs e bondes,bem como o barateamento das passagens dos transportes públicos,assim como a população deve conceder a 'carona solidária',e adquirir o hábito de andar de bicicleta ou a pé em lugares mais pertos, com o fito de melhorar a mobilidade urbana no Brasil. Somente assim, se consolidará cidades resilientes e os empreendimentos deferidos por JK poderão ser desfrutados de maneira inteligente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.