• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por iagosilva92
Quantidade de postagens
#75221
No filme estadunidense ‘’ Táxi’’, a protagonista Belle trabalha como taxista na cidade de Nova Iorque. Dessa forma, é retratado no decorrer da narrativa inúmeros engarrafamentos que a mulher vivencia em sua rotina. Fora da ficção, hodiernamente, é evidente que problemas na mobilidade urbana são recorrentes no Brasil. Desse modo, em razão tanto da falta de infraestrutura e da precariedade do transporte público, a população tupiniquim é privada de uma mobilidade eficiente e segura.

Primeiramente, vale ressaltar, que devido a carência de infraestrutura, as grandes cidades brasileiras apresentam uma intensa falha na conexão entre áreas periféricas e centrais. Nesse sentido, moradores que habitam as regiões distantes dos centros enfrentam diariamente uma grande falta de acessibilidade visto que a circulação para o polo cultural, social e econômico demanda muito tempo e dinheiro. Consoante o filósofo contratualista John Locke, configura-se como violação do ‘’ Contrato Social’’, circunstâncias em que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos gozem de seus direitos imprescindíveis como a mobilidade urbana. À vista disso, para evitar que uma parcela de brasileiros fique alheia a serviços fundamentais urge ao Estado lapidar as conexões nas cidades, possibilitando a fácil circulação.

Ademais, cabe pontuar que a precariedade do transporte público corrobora diretamente para a ineficiência da mobilidade urbana. Dessa forma, a debilidade nessa importante ferramenta influencia milhões de cidadãos a optarem pelo transporte individual, aumentando a concentração de veículos e engarrafamentos. Segundo o levantamento feito pelo Observatório das Metrópoles, o número de veículos no Brasil cresceu 77% nos últimos dez anos ficando somente nas capitais um total de 20,5 milhões de automóveis e motocicletas. Consequentemente, o trânsito vêm trazendo problemas para a população canarinha como o estresse, a poluição e os acidentes, logo, faz-se essencial políticas mais eficientes para o polimento desse direito social.

Diante do exposto, infere-se que medidas são necessárias para propiciarmos uma mobilidade urbana efetiva aos brasileiros. Portanto, é imperiosa uma ação do Ministério da Infraestrutura, desenvolvimento faixas exclusivas ao transporte público em toda área periférica e central das capitais, possibilitando um deslocamento fácil e rápido. É pertinente também que através das mídias sociais conscientize a população sobre a necessidade do uso do transporte coletivo para então minimizar os engarrafamentos nas cidades. Somente assim, poder-se-á garantir a eficiência desse direito para toda população, evitando problemas como aquele apresentado no filme.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Olá, Bia. A sua redação n&at[…]

eurodrigo anasilva1 Bia2201 3m1ly Gi6[…]

eurodrigo Obrigado pela avaliaçã[…]

oii, estou de volta pessoal!!! Gostaria que corrig[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM