• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Vitoria102
#72668
Segundo o contratualista John Locke, o Contrato Social disserta acerca do dever do Estado em garantir a harmonia e o bem-estar da sociedade. Diante disso, na atual sociedade brasileira, há uma inoperância governamental, a qual vai de encontro ao Contrato de Locke, no que se refere à mobilidade urbana. Esse impasse é ocasionado devido à precarização dos transportes públicos e à falta de planejamento urbano.
Mobilidade urbana é definido como a capacidade da população se deslocar por uma cidade. Os ônibus, metrôs, trens e carros são exemplos de meios de mobilidade. No entanto, os transportes públicos acabam por não funcionar da maneira que deveriam, pois não possuem uma estrutura adequada que consiga atender as necessidades das pessoas que utilizam esses transportes. Na maioria das vezes, vemos essas locomotivas cheias e com as pessoas tendo que irem o caminho inteiro em pé e sem as medidas de segurança necessárias, correndo o risco de algum passageiro acabar caindo depois de uma parada brusca.
Ademais, ainda temos o problema da falta de planejamento urbano nas cidades. Devido à rápida e intensa globalização que tomou conta das cidades brasileiras com a vinda das grandes indústrias estrangeiras, e também com o crescente êxodo rural acontecendo, as cidades não tiveram tempo e recursos para conseguirem comportar esse grande número de pessoas que agora estavam vindo do meio rural e com isso, as cidades e regiões ficaram superlotadas, possuindo mais gente do que espaço para se locomover, causando o famoso trânsito intenso que ainda vemos com muita frequência em nosso cotidiano.
Portanto, devido à precariedade que vivemos nos transportes públicos e à falta de planejamento urbano, cabe ao Estado investir em melhorias nos transportes públicos e nos espaços urbanos por onde nos locomovemos, pois as ruas e estradas vivem cheias de buracos e isso faz com que as cidades percam a capacidade de permitirem que as pessoas consigam se deslocar de um modo mais seguro e com mais qualidade, e isso ficando pendente, pode afetar a qualidade de vida das pessoas na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

No filme Maze Runner é retratado um mundo p[…]

https://projetoredacaonota1000.com.br/tendencias-e[…]

Se vocês puderem corrigir minha redaç[…]

Padrão de beleza

Gi69 poderia corrigir por favor ? Obrigada Em[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM