Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
Por Gabere
#51755
O Artigo 5, da constituição Federal, defende o direito pleno de qualquer cidadão, mas no que diz respeito a mobilidade urbana no Brasil, tal direito não têm sido assegurado. Nesse sentido, nota-se como problema o: aumento populacional, bem como, o despreparo Estatal com o transporte público.
Em primeiro lugar, no contexto histórico da Revolução Industrial, acontecia nessa época o êxodo rural, fenômeno responsável pelo salto populacional nas grandes cidades. Contudo, esse índice continua crescendo nos dias atuais, segundo os sensos anuais do IBGE, com esse descontrole no nascimento e na chegada de estrangeiros nas grandes cidades, à desordem em diferentes nichos da sociedade vem se agravando. Nesse contexto, a conduta humana necessita ser orientada em busca de um bem comum.
Em segundo lugar, ressalta-se o descaso por parte do estado com a mobilidade da sociedade brasileiras, uma vez que, o transporte público se faz demasiadamente importante na vida dos trabalhadores, porém o número excessivo de usuários infere a constituição que assegura o lazer do cidadão, já que se tornou rotina, ônibus transitarem com o máximo da capacidade de passageiros. Logo, a frota de veículos em circulação se torna menor que o necessário.
Em suma, o excesso de pessoas e o descaso Estatal, corroboram para à dificuldade de mobilidade urbana no Brasil. Sem dúvida, é necessária atuação efetiva do Estado junto aos municípios, por meio de investimentos com verbas governamentais, para fim de ampliação e manutenção do transporte público, reformando terminais e veículos, proporcionando qualidade de trabalho aos motoristas e segurança com quem utiliza esse meio de transporte no dia a dia. Somente assim, o artigo de 88 será cumprido, proporcionando o direito digno de lazer e mobilidade aos seus usuários.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A realidade de muitos jovens brasileiros nos dias […]

Ao contrário do que se reverbera na Constit[…]

De modo ficcional, o filme "O Espetacular Hom[…]

Em termos tecnológicos, durante a atual pan[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM