Em primeiro lugar, vale ressaltar sobre o crescimento exponencial dos veículos pessoais nas cidades que causam a interrupção no fluxo do trânsito, além de intensificar a poluição. Com base nesse problema, percebe-se que o trânsito tem causado inúmeros problemas as pessoas que precisam chegar ao trabalho na hora certa, essa conjuntura tem feito com que algumas poucas pessoas migrassem para automóveis como a bicicleta, mais sustentável e mais simples, no entanto não se torna tão popular por ser menos cômodo. Por isso, a poluição por automóveis se intensificou com o tempo, causando problemas como a inversão térmica, que torna o ar respirado altamente concentrado de gases tóxicos e provocam a morte de inúmeras pessoas a cada ano, como aponta o G1.
Em segundo lugar, é preciso entender o problema da concentração de centros trabalhistas em pequenos espaços que ocasionam o acúmulo exacerbado de pessoas e, em conseguinte, aumento da já citada poluição no local. Sobre essa questão, vê-se que centros de distribuição, empresas “tech” e indústrias situam-se muito próximas, sendo que essas geralmente não têm necessidade econômica de estarem pelo perímetro central, o que prejudica o trânsito para chegar ao destino daqueles que necessitam do comércio por exemplo. Esse caso é um problema presente quase integralmente nos grandes centros urbanos brasileiros, que não possuem planejamento de infraestrutura do Estado, como apresenta os dados do Ministério de Infraestrutura.
Portanto, para resolver o problema relacionado a mobilidade urbana é necessário que a mídia – responsável pela disseminação de informações para a população -, tanto estatal quanto privada, promova um projeto que incentive a utilização de meios de transporte sustentáveis, apresentando seus benefícios como uma melhor saúde e redução nos índices de poluição, ocasionando numa melhor qualidade de vida da população e um fluxo contínuo do trânsito. Assim também, o Estado, sob responsabilidade do Ministério da Infraestrutura – responsável pela organização das cidades – desenvolva um modelo de descentralização das empresas, levando-as para locais menos concentrados, dando a esses algumas vantagens como um auxílio combustível aos trabalhadores. Ambos projetos reduzirão com significância a poluição e o tráfego congestionado. Dessa forma o problema da mobilidade urbana será resolvida de forma sustentável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.