• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por rger08
Quantidade de postagens
#71605
Se locomover entre grandes distâncias é uma questão de sobrevivência da espécie humana desde a necessidade da caça nas sociedades primitivas. Sabendo disso, no contexto atual, o problema na mobilidade se restringe à área urbana, onde os trabalhadores precisam se dirigir ao trabalho diariamente, essa atividade essencial tem sido comprometida pelo aumento descontrolado de veículos pessoais causando congestionamentos, altos índices de poluição e, consequentemente, inúmeros prejuízos a população. Sobre esse assunto, cita-se que os problemas responsáveis pela má sustentabilidade motriz urbana está relacionada a ausência do Estado em projetos que induzam os habitantes utilizarem automóveis mais sustentáveis como bicicletas, além da concentração massiva de empresas e locais de trabalho em um espaço altamente restrito.

Em primeiro lugar, vale ressaltar sobre o crescimento exponencial dos veículos pessoais nas cidades que causam a interrupção no fluxo do trânsito, além de intensificar a poluição. Com base nesse problema, percebe-se que o trânsito tem causado inúmeros problemas as pessoas que precisam chegar ao trabalho na hora certa, essa conjuntura tem feito com que algumas poucas pessoas migrassem para automóveis como a bicicleta, mais sustentável e mais simples, no entanto não se torna tão popular por ser menos cômodo. Por isso, a poluição por automóveis se intensificou com o tempo, causando problemas como a inversão térmica, que torna o ar respirado altamente concentrado de gases tóxicos e provocam a morte de inúmeras pessoas a cada ano, como aponta o G1.

Em segundo lugar, é preciso entender o problema da concentração de centros trabalhistas em pequenos espaços que ocasionam o acúmulo exacerbado de pessoas e, em conseguinte, aumento da já citada poluição no local. Sobre essa questão, vê-se que centros de distribuição, empresas “tech” e indústrias situam-se muito próximas, sendo que essas geralmente não têm necessidade econômica de estarem pelo perímetro central, o que prejudica o trânsito para chegar ao destino daqueles que necessitam do comércio por exemplo. Esse caso é um problema presente quase integralmente nos grandes centros urbanos brasileiros, que não possuem planejamento de infraestrutura do Estado, como apresenta os dados do Ministério de Infraestrutura.

Portanto, para resolver o problema relacionado a mobilidade urbana é necessário que a mídia – responsável pela disseminação de informações para a população -, tanto estatal quanto privada, promova um projeto que incentive a utilização de meios de transporte sustentáveis, apresentando seus benefícios como uma melhor saúde e redução nos índices de poluição, ocasionando numa melhor qualidade de vida da população e um fluxo contínuo do trânsito. Assim também, o Estado, sob responsabilidade do Ministério da Infraestrutura – responsável pela organização das cidades – desenvolva um modelo de descentralização das empresas, levando-as para locais menos concentrados, dando a esses algumas vantagens como um auxílio combustível aos trabalhadores. Ambos projetos reduzirão com significância a poluição e o tráfego congestionado. Dessa forma o problema da mobilidade urbana será resolvida de forma sustentável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Acima de tudo, o racismo e a discriminaç&at[…]

maiconpgtu obrigadaaa :D

No século XX o assédio já ex[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM