Com o incentivo do ex presidente Juscelino Kubitschek, na tentativa de tornar o Brasil um país de primeiro mundo, o mundo automobilístico passou a ser apresentado não apenas à elite brasileira, mas se tornando juntamente um bem acessível para a classe média. Em contrapartida, à medida que passou a ser adquirido, a quantidade de emissão de gases à atmosfera cresce proporcionalmente, sendo uma preocupação mundial por ainda colaborar no desencadeamento de, principalmente, doenças respiratórias.
Sob o mesmo ponto de vista, deparamo-nos com um país cujo índice de obesidade e sedentarismo permanece em um contínuo crescimento, consequências da redenção a praticidade ofertada com os avanços tecnológicos.
Na metrópole de São Paulo, em que, de acordo com o IBGE, uma grande quantidade de brasileiros residem, podemos encontrar um adverso relacionado ao que deveria ser a praticidade automobilística ao depararmo-nos com o trânsito constantemente engarrafado. Desta forma, o meio que deveria permitir uma locomoção rápida, torna-se prolongada pela quantidade descomunal de automóveis em uma mesma rodovia.
Tais fatores colaboram para trazer antigos hábitos para o mundo contemporâneo, como o uso de bicicletas ou caminhadas como não somente práticas de lazer mas uma alternativa de locomoção, estas por sua vez, benéficos à população.
Sendo assim, os governos em parceria com órgãos públicos podem encontrar uma forma de diminuir a emissão de gases atmosféricos e os índices de sedentarismo populacional incentivando essas práticas através de cartazes em lugares públicos e, principalmente, investimentos na pavimentação de calçadas e em faixas apropriadas para os ciclistas, incentivando a população a optar por hábitos saudáveis e sustentáveis.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada