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Por DavidViana
#41254
O Cenário Urbano

Observando o cenário urbano atual, é notório que as grandes metrópoles sofram com congestionamento, isso se deve ao mau planejamento público e a forte aceleração populacional na metadade do século XX.
No que se refere à planejamento público, elas eram totalmente negligenciadas no século XX pelo governo estadual e federal, deixando o municipal sobrecarregado e sem qualquer incentivo, ocasionando em tercerizações onde as contratadas não tinham suporte para a grande demanda .
Isso ocorre da mesma forma atualmente, e hoje se tem cidades que sua população aumentou vinte vezes ou até mais, claro as políticas de incentivos ao transporte público melhorou, mas está longe de um nível considerado bom .
Assim como no século XX, o método ideal seria a criação de um órgão fiscal, deveria ser feita e executada todos os dias nos transportes públicos (mêtros, trem, ônibus), para fiscalizar se de fato as normas estão vigindo, evitando aglomerações e possivelmente congestionamentos .
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Por Raquelbl
#41281
Olá!
Comp. 1: Você apresenta poucos desvios de língua portuguesa, apesar de algumas colocações que poderiam ser melhoradas.
Comp. 2: Seu domínio no tipo dissertativo argumentativo é mediano, sugiro que você leia redações que receberam nota máxima nós anos anteriores e que revise sobre o tipo de texto cobrado na prova.
Comp. 3: Você apresenta fatos, mas eles são limitados e pouco consistentes, o que acaba não legitimando seu ponto de vista, sugiro que faça um tipo de caderninho e vá anotando algumas citações e se perguntando coisas como: em que tema posso usar esse autor? depois escreva ao lado os eixos temáticos possíveis :).
Comp. 4: Seus quatro parágrafo são escritos de forma única, isso quer dizer que não possuem períodos separados por pontos, isso torna a leitura cansativa e desestimula o leitor, sugiro que veja alguns modelos de redação, você perceberá como são escritos e como são pausados.
Comp. 5: Proposta de intervenção, uma coisa única do Enem. É preciso compreender que na sua conclusão é necessário ter 5 elementos: agente ( quem pode fazer isso?), ação (o que fazer para resolver?), meio (como isso pode ser feito?), finalidade (qual o efeito essa solução vai trazer para a sociedade?) e o detalhamento, que poderá ser de qualquer um dos 4 tópicos anteriores.
No mais, é isso, não desista! Lembre-se que o mais importante você já fez, COMEÇAR! :)
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