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Por Nahhw
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#112559
Em 1988 a sociedade brasileira conheceu a Constituição Federal, conhecida como ‘’Cidadã’’, por ter sido criada no processo de redemocratização com a promessa de assegurar os direitos de todos os brasileiros. Entretanto, a falta de mobilidade urbana impede que, principalmente, pessoas de periferias, vivenciem o direito à cidade. Sendo assim, percebe-se que essa dificuldade, possui raízes amargas no país motivadas não só pela falta de planejamento, mas também pela falta de segurança.
Em primeiro lugar, destaca-se a falta de planejamento como uma das causas do problema. Diante desse cenário, o conceito filosófico de contrato social, popularizado na Europa do século XVIII, diz respeito ao dever que o Estado tem – ou deveria ter- de garantir direitos básicos aos indivíduos. No entanto, ao analisar o contexto nacional, vê-se uma lacuna entre a teoria e a prática.
Ademais, verifica-se a falta de segurança como mais uma das causas do revés. Sob essa perspectiva, de acordo com o Observatório das Metrópoles, a quantidade de motos e carros aumentaram aproximadamente o dobro, entre 2001 e 2011. Nesse viés, é notável que os consumidores preferem ter seus próprios automóveis, não apenas para ostentar, mas motivados pela insegurança gerada nos transportes públicos. Logo, o número de estradas congestionadas aumenta, junto da emissão de gases poluentes.
Infere-se, portanto, que para garantir os benefícios previstos pela Constituição Federal, são necessários medidas que venham conter a não funcionalidade dos transportes públicos. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Integração, em conjunto com o Ministério dos Transportes, incentivar o uso de transportes não motorizados, desenvolver a infraestrutura de vias e estradas e até mesmo transportes por rios. Além da criação de cartões que sirvam como bilhetes e monitoramento dos ônibus para evitar criminosos. Desse modo, somente assim os brasileiros verão o direito garantido pela Constituição, finalmente, como realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por geoca
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#112872
Nahhw escreveu:Oi galera! Algum de vocês poderia corrigir? Caso tenham tempo, claro :D
@Higorvaz @geoca @BrendaTKZ
@JoaoPedro72
Oioi,tudo bem? Aqui está a análise da sua redação:



Espero ter lhe ajudado! Beijão <3
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