A princípio, percebe-se, que as cidades brasileiras não foram estruturadas para um fluxo enorme de carros, o que provoca um desordenamento do trânsito. Nesse sentido, durante o Governo Juscelino Kubitschek na década de 50, e o desenvolvimento industrial na região sudeste, ocasionou o crescimento de grandes cidades, que não foram acompanhadas pelo progresso nas rodovias. Nessa perspectiva, hodiernamente, com o aumento na quantidade de automóveis e o atraso nas rodovias, ocorre a falta de fluidez no deslocamento urbano, principalmente em grandes cidades brasileiras, provocando grandes congestionamentos, que aumentam o estresse e ansiedade de motoristas e passageiros. Assim, devido à retardada modernização das estradas brasileiras, a mobilidade urbana mostra um desafio diário.
Além disso, observa-se que a falta de investimento em meios de transportes alternativos, aumentam o uso do transporte convencional. Nessa lógica, nota-se que as faixas de ciclovias são bastantes escassas o que impede da população poderem fazer o deslocamento utilizando bicicleta, devido ao alto risco em utilizar o acostamento de pistas. Desse modo, devido à falta de opções, o transporte público, se torna a única escolha para pessoas que não possuem carro próprio, que não suporta a demanda social nas grandes metrópoles brasileiras, fica sempre lotado e desconfortável para a população. Logo, enquanto o transporte alternativo não tiver espaço nas cidades, a mobilidade urbana continuará sendo um desafio.
Em vista de tudo que foi dito, evidencia-se como a proliferação desordenada das cidades e transporte alternativo ainda ineficiente contribuem para o desafio da mobilidade urbana no Brasil. Portanto, cabe às Prefeituras Municipais, realizar melhoria de infraestrutura e logística nas estradas locais, por meio da construção de ampliação das faixas para carros e adicionar mais semáforos, além disso, deve ser ampliada as faixas de ciclovias, que permitam o longo deslocamentos, isso deve ser feito, com o objetivo, de melhorar o fluxo no trânsito brasileiro, e consequentemente a mobilidade urbana.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada