Avatar do usuário
Por IsabeleVic22
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69138
Desde o governo de Juscelino Kubitschek, o qual impôs o Plano de Metas, que prevaleceu os meios de transportes como uma de suas prioridades, é notório o quanto esta Mobilidade Urbana, nos dias atuais, acabou se tornando exagerada, visto que o excesso de carros prejudica a livre circulação das pessoas na cidade. Em paralelo a isso, vale ressaltar a má qualidade do transporte público no Brasil, gerando impactos nocivos na saúde da população e consequentemente o aumento do uso de veículos individuais.
Em primeira análise, de acordo com o Observatório das Metrópoles, a frota de veículos nas metrópoles brasileiras dobrou nos últimos anos com um crescimento médio de 77%. Posto isso, a quantidade de congestionamentos, principalmente em transportes públicos, é agravante, pois traz à tona a poluição do ar, em detrimento da inalação de fumaças e a interferência nos problemas naturais e climáticos, como as ilhas de calor.
Ademais, no que tange o aumento do uso de veículos individuais, observa-se o quanto os indivíduos são impossibilitados de se locomoverem com calçadas esburacadas, poucas linhas de metrô e ônibus sem muita segurança, o que motiva eles a comprarem seus próprios carros. Por certo, aumenta ainda mais o engarrafamento nas ruas, juntamente com o lucro dos revendedores.
Portanto, é imprescindível que O Ministério do Transporte invista em melhorias nos transportes públicos, tanto no preço, como também na parte física e, alojar fiscalizações nas demais concessionárias para que as vendas não sejam tão problematizadoras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por IsabeleVic22
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69140
@Gi69 Olá, será que você poderia corrigir minha redação? ^^
Perdão se marquei 2x. É que sou nova no site, aí não sei se a mensagem enviou
0
Avatar do usuário
Por Gi69
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#69226
@IsabeleVic22, posso sim!

✅ACERTO
❌ERRO/FALTA
🧐OPINIÃO
📝ERRO DE PORT
😉DICA

✍🏾✍🏾INTRO✍🏾✍🏾
✅CONTEXTUALIZAÇÃO Desde o governo de Juscelino Kubitschek, o qual impôs o Plano de Metas, que prevaleceu os meios de transportes como uma de suas prioridades, é notório o quanto esta❌ Mobilidade Urbana, nos dias atuais, acabou se tornando exagerada,❌[A MOBILIDADE FOI PREJUDICADA ] visto que o excesso de carros prejudica a livre circulação das pessoas na cidade.✅[PROJETO DE TEXTO] Em paralelo a isso, vale ressaltar a má qualidade do transporte público no Brasil, gerando impactos nocivos na saúde da população e consequentemente o aumento do uso de veículos individuais.
🧐SUA CONTEXTUALIZAÇÃO PODERIA FICAR UM POUCO MELHOR. VOCÊ TEM QUE MOSTRAR BEM A RELAÇÃO DO REPERTÓRIO COM O TEMA. SEU ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO ESTÁ ÓTIMO. SUA TESE NÃO ESTÁ MUITO EVIDENTE. ALÉM DISSO, TEM UNS ERRINHOS DE PORTUGUÊS. SENDO ASSIM, SUGIRO:

😉SUGESTÃO:
✅CONTEXTUALIZAÇÃO Desde o governo de Juscelino Kubitschek, o qual impôs o Plano de Metas que PRIORIZOU A CONSTRUÇÃO DE RODOVIAS E INCENTIVOU A COMPRA DE AUTOMÓVEIS PARTICULARES, é notório o quanto a mobilidade urbana diminuiu , visto que, o excesso de carros AINDA prejudica a livre circulação das pessoas na cidade. ✅[PROJETO DE TEXTO] NESSE SENTIDO, vale ressaltar QUE a má qualidade do transporte público no Brasil, GERA impactos nocivos na saúde da população e consequentemente o aumento do uso de veículos individuais.✅TESE] DESSA FORMA, ESTRATÉGIAS DEVEM SER APLICADAS PARA QUE A IMOBILIDADE URBANA DEIXE DE SER UM PROBLEMA NO PAÍS.

✍🏾✍🏾D.1✍🏾✍🏾
❌[TÓPICO FRASAL] Em primeira análise, de acordo com ✅[REPERTÓRIO] o Observatório das Metrópoles, a frota de veículos nas metrópoles brasileiras dobrou nos últimos anos com um crescimento médio de 77%. Posto isso, a quantidade de congestionamentos,[O QUE PROVOCA CONGESTIONAMENTOS É O ALTO NÚMERO DE VEÍCULOS PARTOCULARES NAS VIAS. LOGO, O TRANSPORTE PÚBLICO NÃO É O CULPADO POR ISSO, PELO CONTRÁRIO É A SOLUÇÃO] principalmente em transportes públicos, é agravante, pois traz à tona a poluição do ar, em detrimento da inalação de fumaças e a interferência nos problemas naturais e climáticos, como as ilhas de calor.❌[FINALIZAÇÃO]

🧐FALTA ALGUMAS COISAS.
DÊ UMA OLHADA👇🏽

NO DESENVOLVIMENTO TEM QUE TER:
•TÓPICO FRASAL-> RETOMADA DO 1 ARGUMENTO, OU SEJA É UM PERÍODO QUE DIZ O QUE VOCÊ VAI FALAR AO LONGO DO PARÁGRAFO.
•REPERTÓRIO E CONTEXTUALIZAÇÃO, ISTO É, O APROFUNDAMENTO.
•FINALIZAÇÃO-> CRITIQUE O PROBLEMA, DIGA QUE ELE É INADMISSÍVEL OU ALGO DO TIPO.

✍🏾✍🏾D.2✍🏾✍🏾
❌[TÓPICO FRASAL]✅[APROFUNDAMENTO]Ademais, no que tange o aumento do uso de veículos individuais, observa-se o quanto os indivíduos são impossibilitados de se locomoverem com calçadas esburacadas, poucas linhas de metrô e ônibus sem muita segurança, o que motiva eles a comprarem seus próprios carros. Por certo, aumenta ainda mais o engarrafamento nas ruas, juntamente com o lucro dos revendedores.❌FINALIZAÇÃO

🧐FALTOU O TÓPICO FRASAL E A FINALIZAÇÃO.

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO✍🏾✍🏾
Portanto, é imprescindível que ✅AGENTE Ministério do Transporte ✅AÇÃO invista em melhorias nos transportes públicos, tanto no preço, como também na parte física e, alojar fiscalizações nas demais concessionárias❌COMO ISSO VAI SER FEITO? ✅FITO para que as vendas não sejam tão problematizadoras.

❌MODO 👉🏽 COMO VAI SER FEITO ISSO?
❌DETALHAMENTO👉🏽 DETALHE ALGO COMO O MINISTÉRIO DO TRANSPORTE, PARA ISSO, BASTA RESPONDER A SEGUINTE PERGUNTA: ELE É RESPONSÁVEL PELO QUÊ?

PARABÉNS PELO ESFORÇO
😘😘😘😘

Estudar é como cavar um túnel com uma colher de chá; é preciso paciência e persistência.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
por Danisilvs15    - In: Outros temas
0 Respostas 
66 Exibições
por Danisilvs15
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
por Xpnick    - In: Outros temas
0 Respostas 
60 Exibições
por Xpnick
Os Dasafios da Mobilidade Urbana no Brasil
por Raianny    - In: Outros temas
0 Respostas 
30 Exibições
por Raianny
Os Desafios da Mobilidade Urbana no Brasil
por RayKarolina    - In: Outros temas
1 Respostas 
128 Exibições
por RayKarolina
Os Desafios da Mobilidade Urbana no Brasil
por RayKarolina    - In: Outros temas
0 Respostas 
111 Exibições
por RayKarolina
A mobilidade urbana no Brasil
por Adreha    - In: Outros temas
1 Respostas 
93 Exibições
por Adreha
2 Respostas 
246 Exibições
por HPOBRE
0 Respostas 
157 Exibições
por pwsiq26
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
por Anne10    - In: Outros temas
3 Respostas 
223 Exibições
por Anne10
Os desafios da mobilidade urbana no Brasil.
por EsthellaT    - In: Outros temas
11 Respostas 
514 Exibições
por EsthellaT

@Geiciane, desculpa pela nota, mas isso nem reda&c[…]

EmillyySilva , fiz mais duas redaçõ[…]

Segundo um levantamento feito pelo "Obser[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM