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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito á segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase quando se observa a mobilidade urbana na sociedade brasileira, dificultando, deste modo, a universalização deste direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de mediadas governamentais para combater a mobilidade urbana na sociedade brasileira. Nesse sentido, a longa espera nos pontos de ônibus o que, muitas vezes, facilitam roubos e assaltos, uma vez que o número de ônibus disponíveis não condiz com o número da população que utiliza desse transporte. Essa conjuntura, segundo o "plano de metas" do ex-presidente Juscelino Kubitshek(1985-1961) que consistia em investimentos rodoviários para um crescimento rápido do país, "50 anos em 5", configurando-se em um aumento das dívidas externas e dá inflação, o que não é muito diferente da realidade atual brasileira, uma vez que, o Estado não utiliza de forma adequada o dinheiro público, fazendo, assim, dívidas e prejuízos em diferentes setores, prejudicando o país e a população.
Ademais, é fundamental ressaltar a falta de investimentos no transporte público como impulsionador da mobilidade urbana na sociedade brasileira. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA, os sistemas de ônibus urbanos e metrôs são a mobilidade de transporte público predominante no Brasil, operando cerca de 85% dos municípios, todavia, esse número ainda é insuficiente. Em relação ao orçamento específico para sistemas de transportes público coletivo, os recursos ficam ainda mais escassos, os valores destinados às ações que envolvem esse setor são limitadas, cerca de 348 milhões de reais no ano de 2021, ou seja, 0,01% do orçamento total. Diante de tal exposto, a capacidade de atendimento a população mostra-se insuficiente. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Por isso, é imprescindível que o Governo Federal - Poder executivo no âmbito da União, em parceria com as prefeituras e mídias sociais por intermédio de propagandas e campanhas de incentivo para o uso de transportes alternativos como, bicicletas e patinetes e a espaços adequados como, ciclovias e estradas específicas de acordo com a realidade de cada município, criadas com o intuito de mostrar para a população que existem várias outras formas de se locomover que são, ainda mais, sustentáveis e que ainda geram lazer. Outrossim, é dever dos representantes de cada Estado/Cidade criarem ações para maiores investimentos nos tranportes públicos para melhorar a qualidade dos ônibus, a segurança da população. Assim, torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.

:D ;)
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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