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#51259
No livro " O triste fim de Policarpo Quaresma", do autor Lima Barreto, o patriota Major Quaresma, sempre teve como característica mais marcante o nacionalismo ufanista, acreditando em um Brasil utópico. Entretanto, com a escassez de mobilidade urbana torna o país ainda distante daquele imaginado pelo sonhador personagem. Dessa forma, em razão do descanso estatal e da ausência de encorajamento da sociedade emerge um problema que precisa ser revertido.

Primeiramente, a negligência  governamental é uma causa latente do empecilho. Sob os ideias dos filosófos contratulistas, o Estado foi criado através de um "Pacto Social" que visava a seguridade dos direitos civis. Conquanto tal teoria não ocorre na prática ,visto que com a falta de políticas públicas para o investimentos com construções de  rodovias, estradas e calçadas que diminuiria o alto congestionamento principalmente nas capitais e consequentemente os números de acidentes. Desse modo, cabe ao poder público melhorar a questão da infraestrutura das vias.


Somado a isso, a carência de incentivo ao governo pela população dificulta na execução de melhorias para a facilidade de descolamento nós centros urbanos. Segundo o Jornalista irlandês George Bernard "O progresso é impossível sem mudança" Analogamente, reivindicações da sociedade pela melhoria de planejamento das cidades, para que haja uma melhor locomoção nos espaços geográficos, o que interferir diretamente no bem-estar populacional são necessárias para realização de mudanças nessa área.

Portanto, é mister que providências sejam tomadas para amenizar o quadro atual. Para isso, é imprescindível que o Governo - como estância máxima de administração executiva-  deva realizar um programa  chamado: " Mais caminhos "  em haja a ampliação de ciclovias e adoção do rodízio vincular  sejam executadas em todas as metrópoles, visando o fim dos congestionamentos com auxílio da mídia, estimulem, por meio de campanhas o uso transportes coletivo. Somente assim, o Brasil poderá fazer as pazes com Quaresma.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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