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Segundo o trecho da música "blues da piedade" do cantor e compositor cazuza, somos iguais em desgraça. A mesma se assemelha a dificuldade enfrentada na mobilidade urbana e o caos nas grandes cidades, que desestrutura a base da sociedade brasileira. Nesse sentido, percebe-se a configuração de um grande problema de contornos específicos, que emerge devido a insuficiência legislativa e a incompetência governamental.

De acordo com o filósofo Aristóteles, a base da sociedade é a justiça. Mas, o caos na realidade brasileira referente à problemática da mobilidade urbana contraria a teoria do mesmo, pois, apesar da existência legislativa, não vê-se a ênfase necessária para a solução desse problema. É notório , ainda, que a falta de mão de obra acessível, o aumento nos preços da gasolina e passagens em transportes públicos, façam com que as pessoas procurem outros meios, por exemplo, as bicicletas, que ocupam, também, espaços nas vias públicas.

Tendo em vista a falta de atenção das autoridades para que as leis e políticas públicas entrem em vigor e atinjam o público é mínimo, nota-se constantemente o alto crescimento de transporte de uso exclusivo, como os serviços de táxi e uber e também os carros e motos dos próprios cidadãos. Conforme o levantamento feito pelo Observatório de Metrópoles, esse aumento foi cerca de 8,5 milhões nas capitais brasileiras.

Portanto, faz-se necessário que o governo juntamente com os órgãos públicos sociais, coloquem em vigor a lei criada e deem importância a essa recorrente problemática. Também cabe a prefeitura e a câmara de vereadores averiguarem as necessidades das suas cidades para a implementação de áreas de lazer e vias para ciclistas, fazendo, pois, que melhores não só a mobilidade urbana, mas também, o meio ambiente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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