Avatar do usuário
Por josebarros
Quantidade de postagens
#112023
Milton Santos, no seu ensaio ‘Cidadanias Mutiladas’, escreve sobre o papel fundamental do estado para o bem-estar da sua população, o Brasil, porém, não segue essa ideia, visto que não busca resolver a violência contra a pessoa idosa no Brasil, o qual atrapalha seu desenvolvimento. Isso se deve principalmente à negligência governamental e a indiferença social.

Primeiramente, a falta de participação do estado resulta na falta de progresso da nação. Thomas Hobbes afirmava que é dever do estado tomar medidas para o desenvolvimento da nação. Contudo, o governo brasileiro não segue a tese de Hobbes, visto que o governo não efetua medidas para resolver a violência contra a pessoa idosa no Brasil, como policiais preparados para esse tipo de situação nas delegacias. Assim, ficando claro como a falta de participação pública dificulta a resolução da problemática.

É importante ressaltar que o desinteresse coletivo contribui para a perpetuação do problema. Segundo Hannah Arendt, a sociedade perdeu a capacidade de julgar moralmente os distúrbios que a afetam, levando a uma banalização desses problemas no cotidiano. Essa ideia é especialmente relevante para o contexto brasileiro, onde a população frequentemente se silencia diante das questões nacionais, incluindo a violência às pessoas idosas. Isso cria um ciclo em que ações como propagandas pela causa não são implementadas e o problema persiste. Portanto, é urgente que a sociedade repense suas posturas e atitudes para enfrentar essa questão.

Portanto, é essencial desconstruir as raízes do problema. Para alcançar esse objetivo, o governo federal deve, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) - ministério responsável pela segurança da população brasileira -, implementar policiais preparados para esse tipo de situação nas delegacias com o propósito de assim resolver os casos de violência já existentes. Ademais, o mesmo órgão governamental precisa realizar propagandas pela causa visando incentivar e explicar para a população sobre a importância da denúncia. Espera-se que essas medidas contribuam para solucionar o problema no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
87 Exibições
por jenyfferoli
0 Respostas 
84 Exibições
por Sthefanysbm
0 Respostas 
95 Exibições
por Sthefanysbm
7 Respostas 
309 Exibições
por EllenAdNaCo
0 Respostas 
62 Exibições
por skuvusgsfs
0 Respostas 
267 Exibições
por liriell
1 Respostas 
91 Exibições
por anaclaraca04
3 Respostas 
161 Exibições
por Luanmoon17
4 Respostas 
144 Exibições
por Lari987
1 Respostas 
125 Exibições
por gabrielwyc

O filme Pequena Miss Sunshine levanta uma critica […]

"O saber fornece meios para alterar o pan[…]

JoaoPedro72 Wesley529 Ana20rosa isas522 […]

A declaração Universal dos direitos […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM