• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por mariagabys
#83264
Tendo em vista o cenário atual, o Brasil mesmo com a Lei N°534 de 1997, a invisibilidade e o registro civil continuam sendo uma problemática recente. De acordo com essa lei, o registro de nascimento é gratuito, ou seja, deve-se ser garantido o acesso à cidadania no país. Ser cidadão é ter direitos e deveres na sociedade e no Estado, quando há pessoas que não são registradas em seu nascimento, são excluídas e não garantem sua cidadania.
Em primeiro lugar, é importante relembrar que há anos atrás, era algo comum não ser registrado. Porém, no Brasil de hoje, onde a tecnologia tem se expandido e evoluído, a necessidade de buscar tornar esses brasileiros "visíveis" e registrados é grande. Em segundo, a certidão de nascimento é um documento fundamental para um cidadão brasileiro ter uma qualidade de vida.
Por lei, todos tem direito a educação, alimentação e condições dignas de vida, presentes na Constituição Brasileira, como também deveres como o voto e os impostos. Todavia, isso significa ter acesso à cidadania, que não acontece para muitos brasileiros que não se registraram. Há muitas consequências a invisibilidade e o registro civil, como por exemplo, não poder tirar a carteira de trabalho, CPF, RG, habilitação, etc. Além disso, a pessoa não existe oficialmente para o estado.
Portanto, faz-se necessário a criação de campanhas alertando sobre a importância da cidadania e o registro civil, assim conscientizando a população o quão fundamental é ter direitos e deveres para ter uma vida digna. Outro ponto, é promover projetos dentro das escolas e comunidades, onde haja o envolvimento de órgãos públicos e as próprias pessoas, mostrando o quanto a cidadania é necessária no país.

Obrigada por ler :D
Ansiosa para a correção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM