Diante desse cenário, é válido retomar o aspecto supracitado quanto à romantização do produto. Segundo levantamento da Convitel em 2022, 1 em cada 5 jovens já consomem vape diariamente. Convém ressaltar, que a causa se deve a plataformas como o 'Tiktok', que incentivam competições por meio de seus "trends", ou séries adolescentes como 'Skins' e 'Elite', que apresentam o uso do cigarro sem nenhuma consequência, seja física ou mental. Logo, essa representatividade corrabora com a idéia de que o vape é uma alternativa mais descolada e saudável do que o cigarro tradicional.
Ademais, é essencial citar a desinformação como uma das principais consequências dessa mídia negativa e irresponsável. De acordo com a célebre figura médica brasileira, Drauzio Varella: "É uma nova legião de dependentes em nicotina". Nesse sentido, jovens iniciam o uso sem saber o real efeito, e nem suas origens. Entretanto, é confirmado pela ANVISA que o cigarro eletrônico consegue ser 10 vezes mais danoso e viciante que o original, podendo causar problemas pulmonares, cardiovasculares, ou até, no trato vocal, como ocorrido com a cantora internacional Dona Cat, que passou por uma cirurgia nas amídalas para recuperar sua voz, após seu vício diário no vape.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, devem por meio de verbas governamentais, criar o plano de conscientização "Tabagismo Eletrônico NÃO": onde os principais influenciadores atuais - Débora Aladim, Felipe Neto, Juliette - devem fazer uma explicação sobre o tema em suas redes sociais - YouTube, Instagram, etc -. Para que, a atenção da Geração Z seja conquistada, e consequentemente, não haja mais dúvidas ou informações errôneas sobre o assunto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 4. O participante apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não há a presença de conectores ou estes estão sendo usados de forma equivocada, confundindo o estabelecimento de sentido.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.