Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia Na qual paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem- estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país. Uma vez que a importância do desenvolvimento sustentável no Brasil representa uma enigmática que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto deve-se analisar com a negligência estatal é a poluição ambiental impulsionam tal problemática com o intuito de solucioná-la.
Diante desse cenário, denota-se a inoperância governamental como fator agravante do problema no Brasil. Segundo o geógrafo Milton Santos Em seu texto "As cidadanias Mutiladas", academia atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade. São homogeneamente desfrutando. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia a população negligenciada dos direitos constitucionais garantidos como o direito á uma nação sustentável. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligênciar suas responsabilidade o problema perdurá os direitos dos cidadãos que continuaram a ser mutilados de forma sistemática.
Ressalta-se, ademais que a poluição ambiental potencializa esse cenário. Nesse viés, pode-se ressaltar como a revolução industrial foi a percurssora que agravou ainda mais as emissões de carbono no planeta, potencializando ainda mais o efeito estufa da nação. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas que tange à reversão desse contexto fragilizando com isso a cidadania plena do país.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto cabe ao Estado em função de promotor do bem-estar social, a ação de conscientização acerca da importância do desenvolvimento sustentável no Brasil, tal ação deverá ocorrer em parceria com o ministério da educação nas escolas públicas e privadas de todo o país, tal ação terá como finalidade, promover um futuro mais sustentável para as próximas gerações. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, podemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.












Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.