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Por Drpdc
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#124427
Tema : A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil

Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia Na qual paulatinamente, as pessoas vão ficando cegas. Na trama o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem- estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país. Uma vez que a importância do desenvolvimento sustentável no Brasil representa uma enigmática que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto deve-se analisar com a negligência estatal é a poluição ambiental impulsionam tal problemática com o intuito de solucioná-la.

Diante desse cenário, denota-se a inoperância governamental como fator agravante do problema no Brasil. Segundo o geógrafo Milton Santos Em seu texto "As cidadanias Mutiladas", academia atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade. São homogeneamente desfrutando. Todavia, no contexto hodierno, a passividade do Estado distancia a população negligenciada dos direitos constitucionais garantidos como o direito á uma nação sustentável. Dessa forma, enquanto a máquina pública negligênciar suas responsabilidade o problema perdurá os direitos dos cidadãos que continuaram a ser mutilados de forma sistemática.

Ressalta-se, ademais que a poluição ambiental potencializa esse cenário. Nesse viés, pode-se ressaltar como a revolução industrial foi a percurssora que agravou ainda mais as emissões de carbono no planeta, potencializando ainda mais o efeito estufa da nação. Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas que tange à reversão desse contexto fragilizando com isso a cidadania plena do país.

Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto cabe ao Estado em função de promotor do bem-estar social, a ação de conscientização acerca da importância do desenvolvimento sustentável no Brasil, tal ação deverá ocorrer em parceria com o ministério da educação nas escolas públicas e privadas de todo o país, tal ação terá como finalidade, promover um futuro mais sustentável para as próximas gerações. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, podemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão.
:!: :twisted: :? :geek: :mrgreen: :| :lol: :!: :evil: :shock: :mrgreen: :idea:
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Higorvaz
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#124468
Olá, @Drpdc!

Parabéns pela quintagésima redação, é muita vontade mesmo :mrgreen:

Agora, sobre a redação, ela está boa, sim, mas pode melhorar em alguns aspectos. Vejo que sua norma culta está um pouco deteriorada no quesito de pontuação — não sei se é algo relacionado à transferência do texto para a plataforma —, visto que vejo muitos erros, e erros esses sendo repetidos ao longo do texto, que comprometem o sentido de muita coisa que está sendo mencionada.
Além disso, ressalto a importância de se esclarecer seu ponto de vista sobre a temática. Sua argumentação está no caminho certo, porém, ainda possui algumas lacunas argumentativas chatinhas, pode-se dizer. Uma delas, como forma de te justificar meu ponto, é o fato de, no Desenvolvimento 1, você dizer que a passividade do Estado prejudica a nação, mas não dizer o que exatamente é essa passividade. Veja que não há exemplos concretos, apenas "O Estado é negligente quanto suas responsabilidades". Que responsabilidades? Por quê ele é irresponsável? Tente explicar isso ao leitor, para que ele entenda seu fundamento.

Por fim, atribui 160 na C5 pois não identifiquei o Meio/Modo em sua prosposta de intervenção. No entanto, caso possua, e eu estiver equivocado em minha análise, por favor, me corrija que eu, imediatamente, atualizarei a nota.

Portanto:

C1: 120 (erros iguais sendo repetidos ao longo do texto)

C2: 200

C3: 120 (falta de concretude devido à ausência de desdobramento e explicações do porquê e como o problema acontece)

C4: 200

C5: 160 (não vejo Meio/Modo)

Nota final: 800


Parabéns pelo texto e continue escrevendo, sempre :D

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
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Por Drpdc
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#124538
Higorvaz escreveu:Olá, @Drpdc!

Parabéns pela quintagésima redação, é muita vontade mesmo :mrgreen:

Agora, sobre a redação, ela está boa, sim, mas pode melhorar em alguns aspectos. Vejo que sua norma culta está um pouco deteriorada no quesito de pontuação — não sei se é algo relacionado à transferência do texto para a plataforma —, visto que vejo muitos erros, e erros esses sendo repetidos ao longo do texto, que comprometem o sentido de muita coisa que está sendo mencionada.
Além disso, ressalto a importância de se esclarecer seu ponto de vista sobre a temática. Sua argumentação está no caminho certo, porém, ainda possui algumas lacunas argumentativas chatinhas, pode-se dizer. Uma delas, como forma de te justificar meu ponto, é o fato de, no Desenvolvimento 1, você dizer que a passividade do Estado prejudica a nação, mas não dizer o que exatamente é essa passividade. Veja que não há exemplos concretos, apenas "O Estado é negligente quanto suas responsabilidades". Que responsabilidades? Por quê ele é irresponsável? Tente explicar isso ao leitor, para que ele entenda seu fundamento.

Por fim, atribui 160 na C5 pois não identifiquei o Meio/Modo em sua prosposta de intervenção. No entanto, caso possua, e eu estiver equivocado em minha análise, por favor, me corrija que eu, imediatamente, atualizarei a nota.

Portanto:

C1: 120 (erros iguais sendo repetidos ao longo do texto)

C2: 200

C3: 120 (falta de concretude devido à ausência de desdobramento e explicações do porquê e como o problema acontece)

C4: 200

C5: 160 (não vejo Meio/Modo)

Nota final: 800


Parabéns pelo texto e continue escrevendo, sempre :D
@Higorvaz,

Olá boa noite Tudo bem?
MUITO OBRIGADA pelo seu feedback ;))))
De VERDADE!
Escrever cinquentas redações não é fácil mas é muito recompensador.
Vou ficar mais atenta com a minha pontuação mesmo.
E sobre o (meio/modo) da C5, eu abreviei porque não tinha mais espaço na folha kkk A ação seria, uma ação de conscientização nas escolas públicas e privadas de todo o país sobre a importância da valorização do desenvolvimento sustentável no Brasil. E no final da redação ainda coloquei a finalidade De tal ação.
Vou tentar melhorar aonde falhei e vou praticar mais
Obrigada pelas dicas ;)
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