Em primeira análise, é essencial destacar que a falta de acessibilidade é devido ao grande número de brasileiros com classes inferiores no Brasil e ao pouco investimento do Governo. Nesse contexto, segundo o sociólogo e ativista Hebert "Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura." Diante disso, vem gerando o baixo número de visitantes nos museus, causando o pouco frequentamento. Logo, medidas intervencionista precisam ser empregadas.
Ademais, é necessário que a negligência do Estado, nessa conjuctura, de acordo com o incêndio do museu nacional, podemos observar um exemplo claro de descanso pela história de um povo. Isso se dá devido ao pouco investimento, não conhecimento do mesmo, seja nas escolas, na sociedade, na mídia; ao pouco investimento, falta de campanhas, levando à toda essa desvalorização dos patrimônios históricos culturais. Para isso, é preciso que as autoridades e o poder público estejam efetivamentes atentos no papel de preservação, campanhas em escolas, e devidos investimentos.
Depreende – se, portanto, a desvalorização dos museus nacionais. Desse modo, é imperioso que o Governo, por intermédio da falta de acessibilidade, seja responsável por garantir e incluir a acessibilidade dos museus nacionais para todas as pessoas. Além disso, cabe as autoridades do poder público realizar campanhas e palestras, incentivando a preservação do patrimônio histórico dos museus brasileiros. Feito isso, o problema será atenuado no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.