Em primeiro lugar, faz-se necessário ressaltar a ausência de condições humanas para os trabalhadores brasileiros. Deste modo, a “normalização” de péssimas situações trabalhistas é um agravante que deve ser considerado. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (SINTRIAL), com as crises esses cenários se agravam, visto que os trabalhadores se veem obrigados a aceitar propostas de trabalho precários para conseguirem o mínimo para sobreviver. (Assim, faz-se decisivo enunciar tais questões.)
Consequentemente, é visível o crescente número de desempregados no Brasil, sendo este, um considerável elemento a ser analisado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desempregados no Brasil em 2020 foi de 13,5%, sendo o 14º maior em taxa de desemprego no mundo, em um ranking de 100 países. Logo, é fundamental que esse cenário se modifique.
Por conseguinte, faz-se necessário que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual, mudando assim as condições do mercado de trabalho do Brasil. Para isso é fundamental que o ministério do trabalho por meio de intensificações de fiscalizações, cumpra objetivamente o seu papel. Além disso é necessário, promover geração de empregos para que possa atender toda a população, fazendo assim por intermédio de incentivos financeiros e fiscais para as empresas. Desta forma conseguiremos ultrapassar os desafios do mercado de trabalho.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.