Avatar do usuário
Por Raissarg
Quantidade de postagens
#119373
O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira, em 1889, adaptou o lema positivista "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, a Memória e preservação do patrimônio cultural representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência a degradação de inúmeros imóveis culturais.
De início, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência. As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação a proteção do patrimônio cultural. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-amaricano Murray Bathbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligência a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o direito da restauração dos bens culturais. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua com a degradação de imóveis de valor artístico e cultural no Brasil.
Por conseguinte, engendra-se a perda dos mesmos. Posto isso, como o incêndio no Museu Nacional que aconteceu no dia dois de setembro de 2018. Diante de tal exposto, com a perda de quase 20 milhões de artefatos, Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, deste modo, que é mister a atuação governamental na degradação do patrimônio cultural. Assim, a fim de preservar a memória e a cultura, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente ao Ministério da cidadania, defender os bens culturais do país. Tal ação deverá ocorrer por meio do investimento na educação e com o desenvolvimento em projetos sustentáveis que promovam o turismo local. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional Brasileira como uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Lauany25
Quantidade de postagens Amigos
#119505
Oi, boa noite!

O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira, em 1889, adaptou o lema positivista "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, a [ desvalorização da ] memória [histórica] e [a ausência da ] preservação do patrimônio cultural representam uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência a degradação de inúmeros imóveis culturais.
( Sua introdução está boa, só que faltou problematizar o tema, sugiri umas opções ali)

De início, [ nesse sentido,] há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática. Acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã" defende a incumbência. As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação a proteção do patrimônio cultural. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-amaricano Murray Bathbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligência a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o direito da restauração dos bens culturais. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua com a degradação de imóveis de valor artístico e cultural no Brasil.
( a argumentação está boa e os repertórios bem relacionados.)

Por conseguinte, engendra-se a perda dos mesmos. Posto isso, como o incêndio no Museu Nacional que aconteceu no dia dois de setembro de 2018. Diante de tal exposto, com a perda de quase 20 milhões de artefatos, Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
( esse desenvolvimento está curto demais em relação ao anterior,usou o incêndio como exemplo, mas acho que seria interessante usar um repertório antes e jogar esse dado apenas para reforçar as ideias, além disso faltou argumentar, só expôs o incêndio e não relacionou/ problematizou com o tema)

Depreende-se, deste modo, que é mister a atuação governamental na [preservação]do patrimônio cultural. Assim, a fim de preservar a memória e a cultura, (intuito) cabe ao Poder Executivo Federal,(agente) mais especificamente ao Ministério da cidadania( detalhamento), defender os bens culturais do país.(ação) Tal ação deverá ocorrer por meio do investimento na educação e com o desenvolvimento em projetos sustentáveis que promovam o turismo local( meio).Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional Brasileira como uma realidade.
( Proposta completa)

O ponto que mais prejudicou a nota foi a falta de argumentação no d2.
Bons estudos !
0
Avatar do usuário
Por Raissarg
Quantidade de postagens
#119709
Anotado! Muito obrigada por corrigir ❤️
0
Avatar do usuário
Por Lauany25
Quantidade de postagens Amigos
#119722
Raissarg escreveu:Anotado! Muito obrigada por corrigir ❤️
Por nada, fico feliz em ajudar :D
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
166 Exibições
por PaolaMR
0 Respostas 
334 Exibições
por Vivihxp
0 Respostas 
93 Exibições
por slade2y
1 Respostas 
193 Exibições
por jotape006
0 Respostas 
49 Exibições
por anaclaraag
0 Respostas 
134 Exibições
por luizagdias
0 Respostas 
157 Exibições
por AmandaRamos
0 Respostas 
118 Exibições
por airel
0 Respostas 
207 Exibições
por Laisha
0 Respostas 
218 Exibições
por isabely95

Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos do[…]

      O Estatuto do idoso informa q[…]

Conforme o, artigo 3º, inciso IV, da Constitu[…]

Lauany25 Guuga Gabism OlrenBeat Biacd[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM