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#60030
Conhecimento e histórias apagadas. Ocorreu no dia 2 de janeiro de 2018 o incêndio que apagou várias histórias e conhecimentos do mundo. O museu nacional, no Rio de Janeiro, é a prova viva do descaso com a preservação do patrimônio cultural. A partir deste fato convém analisar como é tratado e administrado tudo que se refere ao passado da cultura.
O IPHAN zela pelo bem da história nacional, porém, mesmo sendo uma instituição grande, a cada corte de verba feito com complica-se a preservação desses lugares, pois dependem desse dinheiro para fazer as devidas manutenções em seus acervos e lugares históricos. Devido a isso, muitos locais históricos e que deviam ser protegidos acabam por se perder.
"Cultura não é ler muito,nem saber muito; cultura é conhecer muito". Ao longo dos últimos dez anos, foram perdidos tesouros culturais e históricos por todo o mundo, é possível que nunca seja encontrado o valor perdido real e do conhecimento perdido.
Visto que, há a crescente em imóveis contemporâneaos em que fora um dia imóveis que deveriam ter sido preservados pela importância da memória.Logo, sem uma devida preservação desses tesouros culturais e históricos, também irão virar memória.
Em virtude dos fatos apresentados, zelar e preservar todo e qualquer tipo de patrimônio, é de suma importância para todos. Tendo em mente que, sem o conhecimento do passado erros que uma vez cometidos se repetiram.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta o assunto tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. Com essa pontuação, ou o texto tangencia a temática proposta, isto é, o assunto é mencionado por meio de palavras ou expressões, mas não é desenvolvido, ou se identificam muitas inadequações, com fragmentos de outros tipos textuais que não se configuram como argumentos, sinalizando desconhecimento da estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#60142
Bom dia. Vou colocar aqui os pontos q eu acho q vc pode melhorar. Não sou uma expert do assunto, então talvez eu erre.

Conhecimento e histórias apagadas (Não é muito bem visto começar a sua redação dessa maneira). Ocorreu no dia 2 de janeiro de 2018 o incêndio que apagou várias histórias e conhecimentos do mundo. O museu nacional, no Rio de Janeiro, é a prova viva do descaso com a preservação do patrimônio cultural.(sugiro q vc não coloque frases assim; escreva frases diretas) A partir deste fato convém analisar como é tratado e administrado tudo que se refere ao passado da cultura. Essa é a introdução, a parte que vc contextualiza o problema e coloca, bem rapidamente, a solução para esse problema, para ser mais fácil montar argumentos lá no desenvolvimento . Escolha filmes, citações filosóficas, livros, séries, programas de TV, músicas que têm algo relacionado ao problema e faça uma ligação entre os dois.
O IPHAN (seria interessante colocar o q significa IPHAN) zela pelo bem da história nacional, porém, mesmo sendo uma instituição grande, a cada corte de verba feito com complica-se a preservação desses lugares, pois dependem desse dinheiro para fazer as devidas manutenções em seus acervos e lugares históricos. Devido a isso, muitos locais históricos e que deviam ser protegidos acabam por se perder. Aconselho q vc coloque dados sobre o corte e estatísticas sobre o impacto desse corte.
"Cultura não é ler muito,nem saber muito; cultura é conhecer muito". Ao longo dos últimos dez anos, foram perdidos tesouros culturais e históricos por todo o mundo, é possível que nunca seja encontrado o valor perdido real e do conhecimento perdido.
Visto que, há a crescente em imóveis contemporâneaos em que fora um dia imóveis que deveriam ter sido preservados pela importância da memória.(essa frase ficou confusa)Logo, sem uma devida preservação desses tesouros culturais e históricos, também irão virar memória. O q seriam esses tesouros?
Em virtude dos fatos apresentados, zelar e preservar todo e qualquer tipo de patrimônio, é de suma importância para todos. Tendo em mente que, sem o conhecimento do passado erros que uma vez cometidos se repetiram. Na conclusão, vc têm q colocar sua solução para o problema respondendo algumas questões: quem faz; como será feito e como a sua solução vai afetar a sociedade.

Pelas regras do fórum, eu não posso colocar nenhum anexo aqui, mas vou deixar os nome de uns materiais para vc dar uma olhada sobre a redação do Enem. Eles estão disponíveis na internet:
  • A redação no Enem 2012- Guia do Participante;
  • Conheças as cinco competências do Enem (está disponível no site do MEC);
  • COMO FAZER UMA REDAÇÃO DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA?- site da Beduka.


Sobre a competência 4, eu não entendo muito sobre recursos coesivos e to começando a estudar essa parte. Através desse site, descobri q conta muito no Enem essa parte de coerência e coesão. Sugiro q vc tbm dê um olhada nisso, já q eu não sei te dizer se sua redação está boa nesse quesito.

Espero ter ajudado! Não desista nem desanime, montar redações é difícil msm, mas com o tempo e a prática vai ficando mais fácil.

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