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Por Rayrlo
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De acordo com a Constituição Federal do Brasil (CF/88), que é o maior ordenamento jurídico brasileiro, a saúde é um direito de todos e deve ser garantido pelo Estado. Entretanto, nem todos possuem acesso a um sistema de saúde digno. Diante disso, faz-se necessário um maior diálogo entre a população e o governo sobre métodos para melhoria do acesso a um bom sistema de saúde no Brasil.
A princípio, podemos destacar que a saúde no Brasil sempre foi distribuída de forma desigual, onde desde antes da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), quando surgem os Institutos de Aposentadoria e Pensão, só tinha acesso à saúde o trabalhador que poderia pagar por ela, e até mesmo os que pagavam, por muitas vezes, não tinham o devido acesso. Sendo assim, mesmo com o passar dos tempos e a criação do SUS, a saúde pública continua sendo uma grande problemática no país.
Em segundo plano, podemos ressaltar que com a pandemia do Covid-19 o problema da saúde pública se agravou. Nessa perspectiva, tornou-se cada dia mais comum filas gigantescas nos hospitais e comunidades, como as ribeirinhas e municípios de pequeno porte, sem acesso a sequer uma unidade de baixa complexidade e até mesmo a qualquer tipo de profissional da saúde. Grande parte desse problema é causado pela falta de investimento e o desvio das verbas públicas para investimento na área da saúde.
Dado o exposto, para melhorar o acesso a uma saúde digna é importante dar mais voz a população e também a melhoria nas políticas públicas de saúde, além de mais investimento por parte dos governantes, fiscalização pelos órgãos competentes e incentivo a programas como o médico sem fronteiras e unidades de atendimento fluviais como o doutores das água. Desse modo isso irá melhorar e garantir a todos uma sociedade mais justa e equitativa.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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