A princípio, é fulcral analisar como a lenta adaptação educativa é precursors do óbice. Nesse sentido, constante Nelson Mandela, expiente atividta Africano, a educação é a principal ferramenta capaz de alterar e transformar os andaimes societários. No entanto, o ideial é distante na seara nacional, uma vez que ao ser priorizada, na maioria dos educanfários, a instituição técnica e conteudista, focada em embassmentos teóricos, há secundarização do desenvolvimento de um ensino preocupado com as questões ambientais. Essa realidade é sentida desde a formação dos livros didáticos às abordagens Nas aulas, as quais pouco discutrm sobre a complexa relação que envolve os aspectos eclógicos e o homem, contribuindo para edificaçáo de series com parca responsabilidade verde. Dessarte, a biosfers torna-se vulnerável, visto a ameaça antrópica.
Outrossim, infere-se que a baixa democratização do letramento acerca da conservação dos biossistemas é contribuinte da continuidade da problemática. Nessa perspectiva, de acordo com Aristóteles, expiente filósofo grego, todo conhecimento verdadeiro é fruto do empirismo-experiências as quais o homem é exposto ao longo da vivência. Nesse interim, observa-se que a pauta ambiental tem uma abordagem concentrada em espaços acadêmicos, como nas escolas e universidades, em que a abordagem pouco abrange o debate comunitário pelos canais públicos, visto que se banaliza as questões de emergência verde. A situação é fruto do imediatismo social, o qual assente os Fritos do desmatamento, já que possui um alto potencial de lucro, subjugando o alargamento da tensão existente entre o clíma natural com os series racionais.
Fica clara, portanto, a necessidade de se imolementar a educação ambiental para coibir os impasses voltados à questão. Assim, cabe ao Ministé Rio da Educação reformular as bases de instrução letiva, por meeio da inserção do ensino lúdico dos assuntos ecológicos. A ação deve ocorrer mediante a ação das escolas na elaboração do "workshops" e saraus, em que se debata criticamente sobre os imbróglios do meio e que seja estimulada a participação individual na prática de atividades sustentáveis, como em hábitos de troca e na reciclagem, com o fito de efetivar a pegada Verde. Ademais, o Ministério do Meio ambiente, em parceria às mídias sociais, deve fomentar programações instrutivas, como "podcasts", jogos digitais e ações televisivas que evidenciem a lesividade proveniente das ações antrópicas, com intuito de democratizar o pensamento sustentável. Desse modo, com a visão mandelista aplicads, a herança colonial será minguada por intermédio da aplicação do letramento ecossistêmatico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.