Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: combater a superprodução de resíduos e promover a sustentabilidade do nosso ecossistema. Em primeiro lugar, evidencia-se o controle com relação a exacerbada quantidade de lixo que nosso pais produz, sob essa ótica, no Brasil diariamente são fabricados 250 mil toneladas de lixo em que mais da metade são destinados aos aterros sanitários que em diversas cidades se situam a céu aberto, arriscando o bem-estar da população e do meio ambiente.
Consoante a isso é necessário se ter uma vigilância do destino dos resíduos para evitar um acúmulo prejudicial.
Além disso, é notório que a sustentabilidade do ecossistema corre grandes riscos com o descarte irregular de lixo. Desse modo, podemos citar como base o livro " Obra Mundo Mediterraneo", do historiador Fernando Braudel, que escreve sobre a relação do homem em conjunto do seu meio, buscando entender como os seres humanos foram afetados pelo meio ambiente e vice-versa. Consoante a isso, vale ressaltar a importância de alternativas eficientes que possam, em colaboração com a natureza, diminuir os efeitos que os resíduos causam. Podemos citar como exemplo: a reciclagem e a compostagem, que são processos de valorização e transformação da matéria, tornando-se uma solução simples e eficaz para ajudar tanto em relação a matéria orgânica quanto ao lixo industrial.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham ampliar os meios de controle do lixo no Brasil. Dessa maneira, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, fazer campanhas e palestras, em centros educacionais e por meio das redes sociais, a fim de que a reciclagem e outras formas de descartes ecológicos sejam popularizados. Somente assim, poderemos evitar um futuro que traga a distopia do filme Wall-E para nossa realidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada