De início, é válido ressaltar que não falar sobre a temática é um problema. Sobre isso, segundo o filósofo Habermas, "a linguagem é uma verdadeira forma de ação". Todavia, quando se trata de educação ambiental, esse ideário não é levado em consideração. Isso ocorre porque os meios de comunicação não priorizam o debate sobre educação ambiental, o que faz com que a população brasileira não fale sobre o tema e, consequentemente, não se informe.
Além disso, a formação familiar também tem papel dentro da questão. Acerca disso, segundo o sociólogo Talcott Parsons, "a família é uma máquina que produz personalidades humanas". Logo, pode-se perceber o quão nocivo para o futuro do meio ambiente é não inserir o debate sobre educação ambiental durante a criação das crianças, pois, desse modo, estas se tornarão adultos que não darão importância para o tema.
Portanto, medidas estratégicas precisam ser tomadas a fim de desenvolver a educação ambiental. Para isso, o Estado deverá promover, por meio de campanhas, discussões sobre educação ambiental dentro da sociedade. Essas campanhas deverão ser transmitidas por canais de comunicação, como TV e mídias sociais, e terão o objetivo de conscientizar as pessoas quanto ao tema. Desse jeito, a educação ambiental poderá começar a ser desenvolvida no Brasil.
Alguém pode ao menos pontuar, por favor?
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada