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Por Kayeny
#39853
O aumento de Queimadas no Pantanal

O Pantanal vem sofrendo um grande aumento do número de queimadas nos últimos tempos. A seca, que vem castigando o bioma, junto com queimadas que são causadas pelo próprio homem, torturam os bichos e acabam com a vegetação que nele está. Estamos perdendo nosso ouro. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente ( Ibama) diminuiu a quantia de Patrulhas no Mato Grosso do Sul.
Esse aumento elevado das queimadas nos biomas brasileiros vem assustando e preocupando os veterinários da Universidade Federal do Estado. Uma onça-pintada teve seu corpo queimado em 70%. Assustada com o fogo, buscou abrigo em quintais na comunidade Paconé. Assustando a população.
Cerca de quase 500 espécies de aves e 132 mamíferos vivem no Pantanal. Foram aplicadas cerca de 50 multas pelo Ibama, contra infratores de 1° de Janeiro de 2020 até segunda-feira 14/09 de 2020. Foram registrado 64 autos de infração. De fato, há negligência. A redução de chuvas compactou com esse aumento das queimadas.
Entretanto, precisamos que o Ibama aumente o ritmo das operações de fiscalização. Para quê, caso haja princípio de incêndio, possa ser combatido o mais rápido possível, com intervenção do corpo de bombeiro da região. Com maior atenção, acredito que o número de queimadas irá vir ir a diminuir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 20

Você atingiu aproximadamente 10% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

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Por giosallentel
#39856
Olá! Aqui vai alguns breves comentários sobre sua redação.

Acredito que você poderia ter desenvolvido melhor a sua tese e acrescentado informações que de fato a fortalecessem. Notei falhas no uso da vírgula (às vezes você substitui incoerentemente por ponto final, ou o contrário) e erro na pessoa do discurso utilizada, também. Em se tratando de Dissertação, não podemos usar a 1ª pessoa do plural (nós) e, sim, a 3ª (eles); o discurso é impessoal. Sua argumentação no primeiro parágrafo de desenvolvimento foi fraca e já o segundo parece apenas mais uma continuação do primeiro. Além disso, senti falta do uso de conectivos e, como consequência disso, sua intervenção não dialogou com o restante do texto (obs: "entretanto" representa uma aversão, um fato contrário. O ideal para o início da sua conclusão poderia ser "portanto", "sendo assim", "logo"... Dentre vários outros). Para finalizar, sua proposta de intervenção foi bem superficial. Quando puder, dê uma olhadinha nos preceitos para uma boa finalização de texto (aqui mesmo você encontra).

Não desista! O objetivo do site é ajudar e ser ajudado, e é melhor errar aqui do que na prova. Continue tentando! ;)
Por EliasKinzy
#39871
Kayeny escreveu:@giosallentel, Tenho muita dificuldade com redação. Obrigada por tirar do seu tempo para me ajudar. Vou reforçar mais!
Oiiii, essa play list me ajudou muito com a redação 😁, bons estudos.

Muito obrigada pela sua correção G[…]

Bom dia! :D Sua redação nã[…]

Como já houve correção nada a[…]

Sua nota ficou 760! Espero ter ajudado!!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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