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Por laylasantos
#39413
O meio ambiente grita por socorro há muito tempo. Quando o ser humano passa a medir suas ações por seus desejos e ganâncias, deixando de lado o cuidado com o próprio lar, tudo começa a tomar um rumo indesejado.
A natureza sempre foi vista como um produto, um meio de benefício para as pessoas, que se esquecem do quanto precisam desses recursos para viver. Isso não significa que deveríamos estar impossibilitados de usufruir de tais recursos e, sim, que precisamos de mais consciência. Entre julho de 2019 e julho de 2020, os incêndios na Amazônia aumentaram 28% e isso é consequência das ações humanas. Mais de 1 milhão de espécies de animais e plantas estão ameaçados de extinção e isso é consequência das ações humanas. Florestas queimam e emitem uma grande quantidade de dióxido de carbono (CO2), acelerando o aquecimento global e isso, mais uma vez, é consequência das ações humanas.
O fato é que precisamos com extrema urgência alterar nossa realidade, mesmo que com pequenas ações no dia à dia. Seja reciclando o lixo, utilizando meio de transporte público, aderindo o uso de copos e canudos ecológicos, entre outras muitas coisas. Atitudes mínimas podem salvar o planeta que chamamos de nosso e que estamos perdendo aos poucos.
Por fim, como dizia Confúcio: "não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros." Sejamos o a mudança que queremos ver, para que o nosso amanhã venha ser melhor que o nosso hoje.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

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