• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#67054
No livro "Arco de Fogo", é narrada a operação policial ocorrida na base de Santarém, que priorizava o combate ao desmatamento ilegal da Amazônia. Nesse contexto, nota-se a falta de responsabilidade ambiental por parte de algumas atividade econômicas, tais como a capitação de madeira ilegal e a terraplanagem para a pecuária, que opõem o desenvolvimento econômico à sustentabilidade.
Em primeira análise, vale ressaltar que o desflorestamento pode ser sustentável sob devidas certificações. Um dos meios de obter autorização para isso é o Selo Madeira Legal que, após criteriosas verificações feitas pela Secretaria de Infraestrutura e Meio-ambiente(SEMA), pode ser garantido. No entanto, nota-se que tal forma de fiscalização é ineficiente, uma vez que a exploração ilegal de madeira têm aumentado nos últimos anos, se considerar o aumento de 50% da exploração em Mato Grosso, de acordo com o Instituto Centro de Vida(ICV).
Além disso, é preciso salientar que a criação de pastos é degradante aos solos e exige terraplanagem da região.
De acordo com dados do Mapbiomas, os pastos da Amazônia aumentaram cerca de 70% em 30 anos. Deste modo, é inegável que o sistema de pecuária extensiva atual é insustentável, arcaico e improdutivo. Por isso, uma substituição dos modos de produção é imprescindível para a mudança desse cenário.
Portanto, são essenciais medidas operantes para a manutenção do meio-ambiente. Para isso, cabe ao Executivo potencializar a fiscalização de áreas de conservação contratando mais fiscais do meio-ambiente por meio de concursos públicos, a fim de minimizar o desmatamento. Ademais, cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) encaminhar a agropecuária à sustentabilidade por meio de programas de incentivo a pecuaristas à adoção de modos de produção atuais e modernos, tais como o Sistema de Pastoreio Racional, para que os danos as matas brasileiras sejam evitados e a falta de responsabilidade ambiental esteja representada apenas nas páginas de um livro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#67060
No livro "Arco de Fogo", é narrada a operação policial ocorrida na base de Santarém, que priorizava o combate ao desmatamento ilegal da Amazônia. Nesse contexto, nota-se a falta de responsabilidade ambiental por parte de algumas atividade econômicas, tais como a capitação de madeira ilegal e a terraplanagem para a pecuária, que opõem o desenvolvimento econômico à sustentabilidade. [faltou apresentar a tese, falar que necessita de análise ou medidas]

Em primeira análise, vale ressaltar que o desflorestamento pode ser sustentável sob devidas certificações. [faltou conectivo] Um dos meios de obter autorização para isso é o Selo Madeira Legal que, após criteriosas verificações feitas pela Secretaria de Infraestrutura e Meio-ambiente (SEMA), pode ser garantido. No entanto, nota-se que tal forma de fiscalização é ineficiente, uma vez que a exploração ilegal de madeira têm aumentado nos últimos anos, se considerar o aumento de 50% da exploração em Mato Grosso, de acordo com o Instituto Centro de Vida(ICV).
* Muito repertório e pouca argumentação

Além disso, é preciso salientar que a criação de pastos é degradante aos solos e exige terraplanagem da região.
De acordo com dados do Mapbiomas, os pastos da Amazônia aumentaram cerca de 70% em 30 anos. Deste modo, é inegável que o sistema de pecuária extensiva atual é insustentável, arcaico e improdutivo. Por isso, uma substituição dos modos de produção é imprescindível para a mudança desse cenário.
* Esse § já está mais estruturado

Portanto, são essenciais medidas operantes para a manutenção do meio-ambiente. Para isso, cabe ao Poder Executivo potencializar a fiscalização de áreas de conservação contratando mais fiscais do meio-ambiente por meio de concursos públicos, a fim de minimizar o desmatamento. Ademais, cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) encaminhar a agropecuária à sustentabilidade por meio de programas de incentivo a pecuaristas à adoção de modos de produção atuais e modernos, tais como o Sistema de Pastoreio Racional, para que os danos as matas brasileiras sejam evitados e a falta de responsabilidade ambiental esteja representada apenas nas páginas de um livro.
* Acredito que a intervenção está completa

De acordo com a Primeira Lei de Newton, um corpo e[…]

Doação do coração

A série médica americana "Grey'[…]

Carinho sanguíneo

A série médica americana "Grey'[…]

Índio no Brasil

Hoje,na sociedade brasileira, as políticas […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM