• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#66974
No livro "Arco de Fogo", é narrada a operação policial ocorrida na base de Santarém, que priorizava o combate ao desmatamento ilegal da Amazônia. Nesse contexto, nota-se a falta de responsabilidade ambiental por parte de algumas atividade econômicas, tais como a capitação de madeira ilegal e a terraplanagem para a pecuária, que opõem o desenvolvimento econômico à sustentabilidade.
Em primeira análise, vale ressaltar que o desflorestamento pode ser sustentável sob devidas certificações. Um dos meios de obter autorização para isso é o Selo Madeira Legal que, após criteriosas verificações feitas pela Secretaria de Infraestrutura e Meio-ambiente(SEMA), pode ser garantido. No entanto, nota-se que tal forma de fiscalização é ineficiente, uma vez que a exploração ilegal de madeira têm aumentado nos últimos anos, se considerar o aumento de 50% da exploração em Mato Grosso, de acordo com o Instituto Centro de Vida(ICV).
Além disso, é preciso salientar que a criação de pastos é degradante aos solos e exige terraplanagem da região.
De acordo com dados do Mapbiomas, os pastos da Amazônia aumentaram cerca de 70% em 30 anos. Deste modo, é inegável que o sistema de pecuária extensiva atual é insustentável, arcaico e improdutivo. Por isso, uma substituição dos modos de produção é imprescindível para a mudança desse cenário.
Portanto, são essenciais medidas operantes para a manutenção do meio-ambiente. Para isso, cabe ao Executivo potencializar a fiscalização de áreas de conservação contratando mais fiscais do meio-ambiente por meio de concursos públicos, a fim de minimizar o desmatamento. Ademais, cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) encaminhar a agropecuária à sustentabilidade por meio de programas de incentivo a pecuaristas à adoção de modos de produção atuais e modernos, tais como o Sistema de Pastoreio Racional, para que os danos as matas brasileiras sejam evitados e a falta de responsabilidade ambiental esteja representada apenas nas páginas de um livro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#67050
@BrasX, é para enem ou concurso público? Se for enem posta no tópico direitinho que lá tem como dar nota
Se for concurso público, fala a banca do seu concurso
#67053
jherodrigues escreveu:@BrasX, é para enem ou concurso público? Se for enem posta no tópico direitinho que lá tem como dar nota
Se for concurso público, fala a banca do seu concurso
seria para a banca própria da Epcar, mas prefiro correção estilo ENEM. Vou postar la no tópico das redações pro ENEM. Obrigado

LeighTeabing JoaoPedro72 Higorvaz EuDavil[…]

JoaoPedro72 Higorvaz geoca obrigada pelas co[…]

Pessoal, podem me ajudar corrigindo e pontuando? A[…]

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM