Avatar do usuário
Por twcwings
Quantidade de postagens
#94278
No documentário “O dilema das redes” é retratada uma família fictícia e suas complicações com a internet, como a filha caçula, que se vê pressionada a postar fotos com filtros em busca da aprovação do público nas mídias sociais. De maneira análoga, é perceptível a necessidade da criação de medidas para reduzir o impacto negativo dos filtros sobre a autoestima, uma vez que o uso desses recursos é uma problemática recorrente no Brasil atual. Nesse contexto, destacam-se dois aspectos importantes: os padrões de beleza e o refúgio para as cirurgias plásticas.
Primordialmente, é importante destacar a presença da referência estética inatingível que é divulgada pela mídia. Nesse contexto, é perceptível que tal padrão pode ser uma das causas para a baixa autoestima da população, e por consequência, gera o uso excessivo de filtros. Essas modificações aproximam o indivíduo do corpo tão desejado, porém, são como um gatilho que gera comparações da aparência modificada e a real. Portanto, uma medida para reduzir esse impasse seria a criação de campanhas publicitárias na internet para a publicação, principalmente vinda de figuras públicas, de fotos sem alterações.
Ademais, a divulgação em massa de cirurgias plásticas nas redes sociais mostrou-se evidente. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil se tornou o país que mais realiza esses procedimentos no mundo. Dessa forma, é compreensível que essas cirurgias são realizadas principalmente para suprir a necessidade dos filtros no cotidiano. As modificações virtuais, porém, não possuem nenhum custo financeiro e conseguem atingir o mesmo objetivo que as cirurgias: modificar o corpo para o bem estar pessoal. Logo, uma alternativa para a problemática seria o fornecimento de consultas com psicólogos buscando melhorar a saúde mental e autoestima da população brasileira.
Diante dos fatos apresentados, é de extrema importância que essa problemática seja anulada ou no mínimo reduzida. Portanto, cabe ao Ministério da Saúde por meio de campanhas midiáticas na internet e em canais de televisão, a criação de projetos que visem salientar as consequências do uso extremo dos filtros nas redes sociais, incentivando a população a postagem de fotos sem modificações, além de ressaltar a importância da representação da beleza e corpo naturais na internet. Assim o Estado estará cumprindo o seu papel, e exemplos como no documentário “O dilema das redes” poderão ser evitados.

(Sou nova na plataforma, não sei bem como funciona. Me desculpem os erros, agradeço muito se alguém quiser corrigir!! :D )
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
642 Exibições
por mour4nim
0 Respostas 
294 Exibições
por MATHEUSD
0 Respostas 
151 Exibições
por Andssilva
1 Respostas 
2133 Exibições
por Katsmoking
0 Respostas 
278 Exibições
por Alunonasci
0 Respostas 
1624 Exibições
por Gabyleal
1 Respostas 
48 Exibições
por julialcantar
0 Respostas 
83 Exibições
por pedroot
0 Respostas 
107 Exibições
por SamileF
0 Respostas 
85 Exibições
por Placido009

@Geiciane, desculpa pela nota, mas isso nem reda&c[…]

EmillyySilva , fiz mais duas redaçõ[…]

Segundo um levantamento feito pelo "Obser[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM