Em primeira análise, a falta de apoio e amparo do Estado aos patrimônios públicos contribui para a depredação e desvalorização deles. Segundo a filósofa Simone de Beauvoir "É preciso erguer o povo à altura da cultura e não rebaixar a cultura ao nível do povo", pois a cultura e história dos patrimônios possui papel vital na formação e perpetuação do passado brasileiro. Todavia, o Estado não executar medidas necessárias e eficazes que preserve os patrimônios, o que ocasiona a depredação e desvalorização deles perante a sociedade nacional.
Em segundo plano, as consequências da falta de patrimônios poder acarretar o apagamento cultural e histórico do país. Quando os europeus colonizadores chegaram a América, muitas construções e patrimônios importantes e significativos para a história desses povos foram destruidas, o que impediu que cultura fosse preservada. Nesse sentido, a falta dos patrimônios ocasiona consequências graves, como, o apagamento cultural das civilizações antigas que viveram no país necessitando assim práticas para evitar.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Cidadania, que assumiu as atividades do antigo Ministério da Cultura, por meio de investimentos, promover campanhas que devem ser espalhadas por todo o Brasil afim de restaurar e reafirmar a importância dos patrimônios tanto cultural como material. Com essa medida, os patrimônios serão mais preservados no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.