Avatar do usuário
Por Nayelli
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113830
A Construção de 1988 garante, no artigo 205, a educação a todos os cidadãos como dever do Estado e da família, entretanto esse direito não é visto na realidade de diversos estudantes, que, devido a desigualdade social, enfrentam obstáculos que dificultam a permanência e o acesso desses alunos nas escolas, como a entrada ao mercado de trabalho durante a fase escolar. Logo é inevitável a necessidade de mudanças e a aplicação de medidas nesta problemática.
Em primeira análise, durante a revolução industrial, crianças e adolescentes não frequentavam a escola e ingressavam no mercado de trabalho pela situação financeira de suas famílias. Infelizmente, esse processo ocorreu pela falta de políticas públicas e leis que possibilitassem o acesso a educação. De forma análoga aos tempos atuais, a ausência de medidas e a realidade desses jovens são fatores que continuam sendo negligenciados pelo governo, que ignora a desigualdade econômica desses estudantes.
Em segunda análise, a pobreza estrutural é um fator que dificulta o processo educacional e afeta profundamente a qualidade de vida de muitos estudantes. Dentro deste contexto, o livro "Capitães da areia", retrata a vida de um grupo de menores abandonados pelas ruas de Salvador, em razão de tragédias familiares causadas pela miséria, se encontram em situação de vulnerabilidade e distantes da educação. Desta forma é visível essa ficção presente na vida de muitos menores, que ocorre pela falta de medidas governamentais quanto a população indigente.
Em suma, é indispensável a necessidade de levar a educação para esses grupos sociais e mudar esse cenário. Por meio do ECA (Estatuto da criança e do adolescente), é possível criar programas de apoio a menores de classes baixas, para incentivar a permanência nas escolas. Também é viável, pelo ministério da educação, construir escolas em áreas periféricas para facilitar o acesso e criar auxílios financeiros para as famílias manterem seus filhos no ambiente escolar. Assim, a educação abrangerá todos os estudantes brasileiros, e a constituição será cumprida e vista na realidade desses jovens.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
136 Exibições
por DanteOliver
0 Respostas 
232 Exibições
por Edmilly
2 Respostas 
166 Exibições
por Alinefpena
1 Respostas 
371 Exibições
por caroll88
0 Respostas 
34 Exibições
por Akashic
0 Respostas 
388 Exibições
por Suellem
0 Respostas 
313 Exibições
por Crys2017
0 Respostas 
208 Exibições
por Bianca00
1 Respostas 
188 Exibições
por EmillyySilva
0 Respostas 
202 Exibições
por giiocas

Ao longo dos anos, na sociedade, houve pandemias q[…]

John lock , filósofo inglés destaca-[…]

O artigo 6 da constituição federal d[…]

O autismo é um transtorno do desenvolviment[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM