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O aumento da emissão de gases de efeito estufa é resultado das atividades humanas a qual teve o seu início no século XVIII, com a Revolução Industrial e perdura até os dias atuais. É mister ações com vista a combater o problema, desde a institucionalização de políticas efetivas de controle, o não desperdício de alimentos e a adoção do plantio direto na agricultura.
Em primeira instância, instituir uma política que de fato seja eficaz é o primeiro passo, estipular metas reais para a mitigação dos efeitos climáticos e cumpri-las já seria um grande avanço. O PNC ( Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas) contém metas de redução de desmatamento e de emissão de gases do efeito estufa que não foram cumpridas, agravando ainda mais a situação.
Outrossim, o desperdício de alimentos é um fator categórico para o agravamento do aquecimento, uma vez que a decomposição libera gases, inclusive o metano, muito mais potente que o carbono. A conscientização de cada indivíduo é de suma importância para minimizar os impactos dessa problemática. Um documentário produzido pela BBC NEWS retrata a fome nas Filipinas, a comida 'reciclada' do lixo que é vendida aos pobres no país Asiático, uma situação extremamente sofrida e indigna para quem vive a mercê dessa situação. A ambientalista sueca Greta Thunberg afirma que: ' Ninguém é pequeno demais para não fazer a diferença', ou seja, toda a atitude por menor que seja é capaz de fazer a diferença para tratar o óbice.
Além disso, a adoção de plantio direto na agricultura se faz como uma aliada na minimização do aquecimento anormal do planeta, uma vez que dispensa até noventa por cento o uso de máquinas agrícolas, evitando a queima de combustível e a consequente emissão de CO2. Uma prática importantíssima de manejo sustentável capaz de diminuir consideravelmente a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento do planeta.
Dado o exposto, é nítido o quão importante se faz a adoção de medidas concretas para minimizar o aquecimento global no século XXI. Ademais, trabalhar em cada indivíduo a adoção de práticas rotineiras para sanar o problema seria uma grande ajuda, uma vez que juntos somos mais fortes, como afirma Greta Thumberg.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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