Em primeiro plano, deve-se ressaltar como a falta de campanhas de conscientização nas escolas sobre o bullying e o cyberbullying, faz com que essa prática cresça no país. De acordo com o Nelson Mandela " a educação é a arma mais poderosa que voce pode usar para mudar o mundo". Nesse contexto, a presença de campanhas nas escolas, explicando sobre os efeitos que esse ato pode causar a alguém, ajudaria bastante na luta para combate-lo.
Ademais, é fundamental apontar a negligência familiar como impulsionador do problema. De acordo com o sociólogo Durkheim, a partir de seus estudos, considerou família como primeiro instituição socializadora, cujo dever consiste na edificação dos indivíduos. Diante de tal exposto, observa-se que é dever da família educar, orientar e conversar seus parentes, porém, algumas famílias pecam ao cumprir esse dever. Nesse contexto, o papel da família é de suma importância para a edificação dos indivíduos, assim com diz as pesquisas de Durkheim.
Portanto, é necessário impedir o avanço do bullying e do Cyberbullying na sociedade brasileira. dessa forma cabe ao governo federal por meio do Ministério da Educação, promover palestra, campanhas e rodas de conversas nas escolas com a finalidade de informar e educar sobre o quanto bullying e o Cyberbullying pode ser um problema para a associação brasileira, e como combate-lo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.