A princípio destaca-se a forma como o estado é falho. De acordo com o filósofo francês, Rosseau, as leis existem para encaminhar a justiça ao seu objetivo. No entanto, essa ideia se distancia da prática brasileira, pois o regime do país falha na fiscalização e na punição aos que cometem esse crime, além de não alterar a maneira de se realizar a denúncia, que é extremamente burocrática. Dessa forma, pode-se perceber que isso ocorre, pois, não se trata essencialmente de uma questão financeira, mas sim de um entrave político.
Ademais, a falta de debates sobre o assunto representa uma das mais relevantes consequências dessa conjuntura. Diariamente, mulheres são assediadas em transportes públicos, entretanto, como a sociedade normalizou tal delito, poucas delas denunciam. Um exemplo disso é apresentado na série "sex education" da netflix, onde personagem Aimee é vítima de uma importunação sexual em um ônibus, com um ato obsceno e sofre bastante para conseguir denunciar e superar o crime. Posto isso, fica evidente que tais agressões deixam enormes traumas na vida de diversas mulheres, porém, por vergonha ou até medo, não acusam os culpados por tal comportamento.
Torna-se evidente, portanto, que a situação é grave e deve ser alterada. Logo, é preciso que as prefeituras-haja vista sua função principal de visar o bem coletivo-realize campanhas de conscientização para informar a sociedade que assédio sexual em transporte publico é sim, considerado um crime. Essas ações serão realizadas em redes sociais, com o auxílio de influenciadores digitais. O fito dessa medida é conscientizar a população sobre essa importunação sexual. Ademais, o poder público deve criar espaços físicos em locais de transporte público, de modo a acolher as vítimas para ajudá-las com o trauma e incentivar e agilizar as denúncias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada