É notório que o mundo já passou por uma pandemia antes, como a da Peste Negra, que surgiu no século XIV, que matou milhares de pessoas. E no contexto atual, nota- se como os países se encontravam despreparados para uma suposta doença que surgisse, e hoje, entende-se a importância da prevenção dessa.
De início, destaca-se que o mundo foi pego de surpresa quando o vírus ameaçou, inicialmente na China, acreditando-se que não se espalharia facilmente, até que os portos foram fechados e o mundo todo corria perigo. Um artigo publicado pela revista Science e assinada por integrantes das universidades de Harvard e da uFRJ disserta sobre criar um programa de prevenção, ao londo de dez anos, para que vírus semelhante ao Covid-19 não tenha tanta chance de se progredir.
Ademas, cade ressaltar que as práticas que fazem-se presentes atualmente como o comércio de animais, já se mostra como um dos fatores para a transportação de doenças, sendo que não é a primeira vez que uma doença restrita aos animais é passada para os humanos, assim cade a humanidade fazer o trabalho correto e com as prevenções necessárias, o que aém de prevenir supostas doenças, ajuda o meio ambiente.
Com o objetivo de minimizar e prevenir novas pandemias cabe ao Ministério do Governo criar planos e decorrer sobre esses assuntos entre a população, por meio de campanhas e junto com os meios de comunicação espalhar notícias e cuidados a fim de que as pessoas não sejam enganadas pelas "fake news" e se cuidem. Outroassim, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, verificar e se tornar presente quanto ao tráfico de animais e desmatamento florestais, fiscalizar os contrabandos e ficar atento sobre riscos de doenças vindo de animais. Para que o mundo esteja preparado se houver uma nova pandemia, e para que novas gerações não sejam prejudicadas, precisa-se fazer a diferença agora, precisa-se ser humano agora.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada