• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#80453
No desenho infantil "Scooby-doo", a personagem Salsicha tem uma relação harmoniosa e respeitavel com seu cachorro Scooby. Fora da ficção, entretanto, parte da população brasileira não tem esse vínculo amistoso com os animais, haja vista os maus tratos e abandono de animais domésticos no país. Isso se deve a ideia de superioridade do homem sobre os demais animais e a indústria alimentícia animal desorganizada do país.


Diante desse cenário, vale ressaltar que a ideia de predomínio do ser humano ocasiona maus tratos e abandono de animais domesticados. Sob esse viés, a obra distópoca "A Revolução dos Bichos", do escritor George Orwell, narra como o senhor Jones, proprietário da Granja do Solar, maltrata e explora os bichos por se sentir superior a eles. Similarmente o livro, tal panorama reflete na sociedade verde-amarela, uma vez que o homem ao julgar os animais irracionais, sente-se no direito de explorar e abandoná-los, mesmo cônscio de que eles são carentes de sua ajuda. Assim, o ser humano ignora a senciência desse grupo e os expõem e situações degradantes e cruéis.


Ademais, o modo desorganizado como funciona a indústria alimentícia animal no Brasil propulsiona os maus-tratos aos bichos. Nesse sentido, a Declaração Universal dos Direitos dos Animais reitera que, em caso de animais destinados à alimentação, esses devem ser alojados, transportados e abatidos sem haver ansiedade ou dor. No entanto, ao se observar a realidade de frigoríficos e abatedouros, nota-se uma contrariedade ao que afirma o documento proclamado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e Cultura), já que, nesses locais há a superlotação e abates cruéis e violentos de animais, o que provoca o sofrimento e a angústia deles. Logo, e Fundamental retroceder esse cenário.


Depreende-se, portanto, a necessidade de uma intervenção estatal para que a violência contra os animais se extingua. Por isso, é imprescindível que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - órgão responsável pelo desenvolvimento pecuário e pelo bem-estar de animais de produção econômica - viabilize o abate humanitário dos animais, por meio da intervenção de fiscais nos abatedouros e frigoríficos, com o fito de reduzir a violência contra os animais. Além disso, é necessário que os meios midiáticos mentalize a população acerca da igualdade de todos, independente da espécie a qual se encontra. Dessa forma, o povo brasileiro será amigo dos seus animais, como a personagem Salsicha.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#80577
A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a saúde como imerante a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prenegativa não tem se reverberando com ênfase na prática quando se observa a desvalorização da ciência no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa o análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência e os interesses governamentais para combater tal desvalorização de uma ciência eficaz. Nesse sentido, a ciência deveria ser uma das prioridades do governo, ainda mais no momento pandêmico que o Brasil vive. Essa conjuntura segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a saúde que infelizmente é evidente no país. 

Ademais, é fundamental apontar a falta de interesse do governo como impulsionador da grande desvalorização da ciência e crise sanitária no Brasil. Segundo, um levantamento da BBC News Brasil, feito a partir de fontes públicas, aponta que a União teria gasto, no mínimo, uma quantia torno R$ 90 milhões com medicamentos cuja eficácia e segurança já haviam sido contestadas por estudo científico, porém mais uma vez foi ignorada pelas políticas públicas e sofrendo cortes orçamentários vertiginosos, a ciência brasileira enfrenta hoje uma condição agonizante, e o futuro do país depende da reversão desse quadro crítico.

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que a mídia, por intermédio de campanhas, alertas e propagandas mostre a realidade que há no Brasil, para com isso o governo, ou as autoridades tomem providências de uma valorização maior pra ciência. Assim, se consolidará uma sociedade mais tranquila, pois sabe que a saúde pública é uma prioridade, onde o estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
#80589
Boa noite, @Anne24 . Segue a minha correção:

No desenho infantil "Scooby-doo", a personagem Salsicha tem uma relação harmoniosa e respeitavel com seu cachorro Scooby. Fora da ficção, entretanto, parte da população brasileira não tem esse vínculo amistoso com os animais, haja vista os maus tratos e abandono de animais domésticos no país. Isso se deve a ideia (Erro de regência. "Isso se deve à ideia) de superioridade do homem sobre os demais animais e a indústria alimentícia animal desorganizada do país.

Diante desse cenário, vale ressaltar que a ideia de predomínio do ser humano ocasiona maus tratos e abandono de animais domesticados. Sob esse viés, a obra distópoca "A Revolução dos Bichos", do escritor George Orwell, narra como o senhor Jones, proprietário da Granja do Solar, maltrata e explora os bichos por se sentir superior a eles. Similarmente o livro (Erro de regência. "Similarmente ao livro), tal panorama reflete na sociedade verde-amarela, uma vez que o homem ao julgar os animais irracionais, sente-se no direito de explorar e abandoná-los, mesmo cônscio de que eles são carentes de sua ajuda. Assim, o ser humano ignora a senciência desse grupo e os expõem (Erro de concordância. Verbo "expor" deve estar no singular, para concordar com o núcleo do sujeito: "ser humano") e situações degradantes e cruéis.

Depreende-se, portanto, a necessidade de uma intervenção estatal para que a violência contra os animais se extingua ("extinga"). Por isso, é imprescindível que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - órgão responsável pelo desenvolvimento pecuário e pelo bem-estar de animais de produção econômica - viabilize o abate humanitário dos animais, por meio da intervenção de fiscais nos abatedouros e frigoríficos, com o fito de reduzir a violência contra os animais. Além disso, é necessário que os meios midiáticos mentalize a população acerca da igualdade de todos, independente da espécie a qual se encontra. Dessa forma, o povo brasileiro será amigo dos seus animais (Repetição da palavra "animais" por variadas vezes, no decorrer dos parágrafos. Use sinônimos), como a personagem Salsicha (Salsicha é o personagem - masculino).

Como percebe-se, a maior recorrência de erros está na questão da regência dos verbos. Abç.
Redação ENEM 2021

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Obrigado, se possível, corrija a minha do E[…]

@eurodrigo poderia dar uma olhada?

Correção flash • Modelo ENEM […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM