Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
Por Isa125
#51574
Segundo a Constituição Cidadã, o Estado é responsável pela preservação de florestas, da fauna e da flora. Entretanto, essa não é a realidade presenciada no Brasil, já que inúmeros animais de estimação sofrem diariamente de maus-tratos. Dessa forma, fica evidente que esse cenário perdura pela falta de Instituições que abrigam bichos, mas também pelas penas dos crimes serem baixas.

Em primeira análise, convém salientar que a quantidade baixa de abrigos para cães, gatos e outros representantes do Reino Animalia é uma das principais causas do entrave. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil há mais de 30 milhões de animais abandonados. Nesse sentido, como o número de casas para animais é baixo, muitos bichos estarão na rua e, consequentemente, ficarão vulneráveis aos maus-tratos. Logo, é necessário que ações sejam providenciadas por órgãos públicos em relação à situação de abandono.

Ademais, vale ressaltar que as baixas penas criminais agravam no problema. Conforme a Lei Federal 9605/98, a prática de maus-tratos à animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é crime ambiental com prisão de três meses a um ano e multa. Sob essa perspectiva, é possível afirmar que, enquanto as consequências ao maltratar bichos forem fracas, os criminosos continuarão realizando essas crueldades e não pararão, uma vez que as penas não aumentam. Assim, é inaceitável a persistência dessa problemática.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para a diminuição dos maus-tratos aos animais. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente - órgão responsável pela preservação da fauna e flora - deve, em parceria com as Prefeituras Municipais, promover a retirada de bichos da rua, por meio da criação de casas de acolhimento, a fim de que diminua o número de seres maltratados. Outrossim, cabe ao Poder Legislativo quadruplicar as penas da Lei Federal 9605/98, a fim de que abaixe o número de crimes que infringem essa lei. Dessa maneira, a preservação da fauna vigente na Constituição de 1988 será realizada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 153

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 167

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#51605
Existe uma lei que foi aprovada recentemente que a pena ao maltratar um animal ou abandonar passou de 1 ano para 5 anos, da uma pesquisada. Mas eu gostei da sua redação é bem parecida com a minha 😘
#51611
Raphaelafabi escreveu:Existe uma lei que foi aprovada recentemente que a pena ao maltratar um animal ou abandonar passou de 1 ano para 5 anos, da uma pesquisada. Mas eu gostei da sua redação é bem parecida com a minha 😘
Raphaela, muito obrigada por pontuar!! Além disso, obrigada pela dica sobre a lei, vou dar uma pesquisada sim!! :D

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaraç&ati[…]

De acordo com a Constituição Federal[…]

A constituição federal de 1988, conv[…]

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaraç&ati[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM