• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#64752
No filme "Spotlight" lançado em 2016 com base em fatos reais, conta a saga de um grupo de jornalistas que descobrem e denunciam o abuso sexual e maus-tratos de crianças por padres católicos. Nesse sentido, a violência infantil não é algo restrito à  atualidade, desde a Revolução Industrial ela já existia na forma de trabalho compulsivo. Porém, apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente garantir as leis que os protegem contra as agressões sexuais, físicas e emocionais, ainda ocorrem devido a ineficácia da fiscalização. Consequentemente, graves problemas se ocasionam, como risco a saúde corporal e psicológica.

  Em primeira análise, é importante destacar que a exposição a traumas físicos contínuos é inaceitável, uma vez que acarreta graves sequelas aos jovens e em situações severas pode levar á morte. A exemplo do caso de Isabela Nardoni, possuindo apenas cinco anos, faleceu após ser agredida e jogada da janela de um edifício.

  Ademais, as consequências psicológicas desse problema devem ser ressaltadas, já que crianças e adolescentes violentados apresentam maior índice de depressão e ansiedade. De acordo com o filósofo Kant "O ser humano é aquilo que a educação faz dele", por exemplo, logo ao crescer em um ambiente de atos violentos, são vistos como normais, o jovem torna-se a ser um agressor no futuro.

  Portanto, faz-se evidente que o quadro atual necessita de uma intervenção. Para os maus-tratos a criança e do adolescente no Brasil, urge que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) crie, por meio de promoções de campanhas que incentivem a realização de denúncias a fim de minimizar esses crimes. As campanhas vão incluir também um pedido direto para as prefeituras disponibilizarem acompanhamento psicológico de graça nos postos de saúde para essas vítimas, visando conter a redução de traumas psicológicos vindo desse tipo de experiência. Somente assim será possível que uma sociedade como no filme "Spotlight" seja evitada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#65337
Certo
Parcialmente certo
Lacunas
Errado
Ausência

Introdução
No filme "Spotlight" lançado em 2016, com base em fatos reais, conta a saga de um grupo de jornalistas que descobrem e denunciam o abuso sexual e maus-tratos de crianças por padres católicos (Contextualização). Nesse sentido, a violência infantil não é algo restrito à atualidade(1), desde a Revolução Industrial(2), ela já existia na forma de trabalho compulsivo <Mas elas sofrem maus tratos no Brasil contemporâneo?]. Porém, apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente(2) garantir as leis que os protegem (problema de coesão) <a proteção] contra as agressões sexuais, físicas e emocionais dos mesmos, ainda ocorrem<O quê?] devido a ineficácia da fiscalização(3). Consequentemente, graves problemas se ocasionam, como risco a saúde corporal e psicológica. (Bases argumentativas)
Posicionamento
Comentário
(1) - Quando você inserir a conexão da contextualização e do posicionamento, esse conectivo deve retornar, de certa forma, a contextualização, então no lugar de "atualmente" seria melhor "ficção".
(2) - Na introdução lhe recomendo usar apenas um repertório.
(3) - Aqui deu para entender que é um tópico-problema, porém ele não é discutido nos parágrafos do desenvolvimento.
:arrow: Não conseguir identificar o seu posicionamento, pois não possui uma paráfrase ao tema e nem sua opinião - escrita na 3ª pessoa - sobre o tema. Assim, a introdução está incompleta.

Desenvolvimento 01
Em primeira análise, é importante destacar (Coesão interparágrafo) que a exposição a traumas físicos contínuos é inaceitável (Tópico-frasal), uma vez que acarreta graves sequelas aos jovens e em situações severas pode levar á<à] morte (Argumento complementar). A exemplo do caso de Isabela Nardoni, possuindo apenas cinco anos, faleceu após ser agredida e jogada da janela de um edifício. (Repertório)
Explicação da tese (como)
Consequências do problema ou apelo para que seja resolvido

Comentário
:arrow: Esse parágrafo está incompleto, graças a ausência de uma justificação ou uma exemplificação de como as graves sequelas pode levar o indivíduo à morte, também sentir falta da finalização do parágrafo.

Desenvolvimento 02
Ademais (Coesão interparágrafo), as consequências psicológicas desse problema devem ser ressaltadas (Tópico-frasal), já que crianças e adolescentes violentados apresentam maior índice de depressão e ansiedade <Quanto?]. De acordo com o filósofo Kant "O ser humano é aquilo que a educação faz dele" (Repertório), por exemplo, logo ao crescer em um ambiente de atos violentos, são vistos como normais, o jovem torna-se a ser um agressor no futuro. (Explicação da tese)
Argumento complementar
Consequências do problema ou apelo para que seja resolvido

Comentário
:arrow: Eu não conseguir achar o que faz os índices de maus tratos das crianças e dos adolescentes serem maiores que o de depressão e ansiedade e, muito menos, quais os impactos dessa problemática na nossa sociedade.

Conclusão
Portanto, faz-se evidente que o quadro atual necessita de uma intervenção. Para erradicar os maus-tratos a criança e do<ao] adolescente no Brasil, urge que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) (Agente) crie,<Não separe sujeito de predicado] por meio de promoções de<problema de coesão] campanhas (Ação) que incentivem a realização de denúncias, a fim de minimizar esses crimes (Finalidade). As campanhas vão incluir também um pedido direto para as prefeituras disponibilizarem acompanhamento psicológico de graça nos postos de saúde para essas vítimas, visando conter a redução de traumas psicológicos vindo desse tipo de experiência (Detalhamento). Somente assim será possível que uma sociedade como no filme "Spotlight" seja evitada. (Retorno ao repertório)
Meio/modo
Comentário
:arrow: Por meio de que as campanhas serão feitas?

Corrijam pra mim por favor 🥺🤍

hel0oooo , Ei!!! Estou muito animada para[…]

Tinha corrigido tudo certinho e mandei errado afs […]

Na obra de origem australiana, “A Menina que[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM