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Por Lovy
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No período colonial, os navios negreiros foram tragos para servir aos senhores brancos, desde então, o trabalho infantil já era praticado e mesmo com a abolição da escravatura, isto perdurou. Agora por motivos análogos para sobreviver, ou por meio da exploração, muitos juvenis abandonam a escola pelo labor.
Em primeiro plano, é preciso entender as raízes do problema, isso decorre na maioria das vezes pelo estado de misérias em que muitas famílias se encontram e a maior incidência de casos é na região nordeste, onde há escassez de água e excessividade de calor. Várias reportagens já exibiram as dificuldades que este povo enfrenta, a falta de recursos que força todos a trabalharem e o sistema educacional que ainda é bastante deficitário.
Segundamente, como forma de ajudar nas despesas do lar os próprios pais levam os filhos para trabalharem. Exemplo disto é a obra dramatúrgica "Avenida Brasil" que mostrava a realidade dos lixões onde retratava a vida dos catadores de lixo e a exploração da mão de obra infantil. Assim como na telenovela, muitas crianças se submetem a condições insalubres para ter o que comer.
Com base nisso, muitas ONGs se empenharam para erradicar essas condições, porém a questão depende também de uma garantia do ECA a todas as crianças e adolescentes, tanto como do Ministério da Educação promovendo os estudos e a manutenção de escolas em áreas rurais e em comunidades e também ao Ministério da Cultura oferecendo projetos socias para estes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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