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Por dyonatha
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George Orwell, em sua obra "1984", descreve uma distopia na qual os meios de comunicação são controlados e manipulados para garantir a alienação da população frente a um governo totalitário. Entretanto, tal ficção se concretiza na contemporaneidade, uma vez que, muitos indivíduos se encontram alienados. Nesse contexto, questões políticas e sociais devem ser postas em vigor, a fim de combater a manipulação midiática no país.
Sob esse prisma, em suma, a alienação tece de distorção entre o indivíduo e sua própria vida, resultando em uma sensação de desconexão. Ademais, é indubitável que as informações recebidas pelas mais diferentes mídias, principalmente pela televisão, exercem forte influência nos hábitos e costumes da população com grande poder de manipulação, ditando regras de conduta e de consumo. Desse modo, os veículos midiáticos acabam se tornando responsáveis por transmitir e formar a opinião de grande parte da sociedade brasileira.
Outrossim, o bordão “Isso a Globo não mostra” popularizado nos ambientes virtuais como forma de crítica ao silenciamento ou ocultamento de informações importantes, evidenciando que tais veículos midiáticos não cumprem com sua responsabilidade. Além disso, conforme foi apurado pelo DataSenado, cerca de 79% da população brasileira utiliza o “Whatsapp” como fonte de informação, um dos maiores disseminadores das “fake News” que são outro fator que corrobora com a manipulação midiática, se tratando de notícias falsas ou até mesmo distorcidas fortemente convincentes.
Sob esse prisma, é evidente que a manipulação das mídias é um empecilho para o avanço da sociedade brasileira, portanto, cabe ao Ministério da Educação inserir na BNCC(Base Nacional Comum Curricular) dentro do componente de Língua Portuguesa um conteúdo de checagem de informações, que ocorrerá por meio de aulas dinâmicas nas quais os professores ensinaram os alunos buscarem por fontes confiáveis e a expandir suas fontes de confiança não se prendendo a um único veículo. Dessa forma, criando uma sociedade mais crítica e por consequência menos alienada e manipulável.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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