Em primeiro plano, é notório que o atual modelo de vida, faz com que as pessoas se sintam rapidamente entediadas, e assim, elas precisem de uma distração. Desse modo, as redes sociais, e os diversos sites se apresentam como uma ótima alternativa. Isso concretiza o que diz a filósofa Hannah Arendt em sua teoria sobre “Banalidade do mal”, onde as situações hostis ocorrendo com certa frequência passam a serem vistas como algo normal, o semelhante ocorre com os usuários das redes, pois devido ao ritmo de vida levado, não percebem a manipulação das informações recebidas e, deixam-se influenciar.
Ademais, de acordo com o documentário “O dilema das redes”- o qual aborda sobre a influência da internet na vida das pessoas- há um algoritmo que trabalha na obtenção e personalização de informações que atraiam o internauta e gere uma recompensa momentânea. Dessa forma, o indivíduo sente cada vez mais desejo de usufruir dos "benefícios” da internet. Por isso, a educação brasileira se apresenta como uma possível solução para amenizar os problemas evidenciados, por meio de projetos que visem a educação dos jovens, para que fiquem atentos ao controle de seus comportamentos.
Diante desse cenário, é notório que medidas são indispensáveis para minimizar os efeitos da manipulação do comportamento do usuário por meio do controle de dados no espaço virtual. Portanto, cabe ao Ministério da Educação divulgar e alertar a população sobre as influências da internet e o controle por ela exercido, essa divulgação deve ser realizada por meio de palestras e campanhas educativas, com mecanismo de divulgação como panfletos e redes sociais, com o objetivo de mostrar os efeitos negativos do controle de dados. Por fim, essas ações têm por finalidade valorizar as situações frequentemente ignoradas e esquecidas pela sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada