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Por Milecent
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O filósofo francês Sartre defende que cabe ao ser humano escolher seu modo de agir, pois este seria livre e responsável. No entanto, percebe-se a irresponsabilidade da sociedade brasileira no que concerne à questão da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: base educacional lacunar e a má influência midiática.

Convém ressaltar, a princípio, que a base educacional lacunar é um fator determinante para a persistência do problema. Sob essa ótica, segundo o instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) em torno de 65% de pessoas que utilizam a internet são crianças de 10 amos ou mais de idade e cerca de 85% são jovens de 18 a 24 anos. Dessa forma, há uma grande influência de controle do comportamento dessas pessoas fazendo com que as crianças e os jovens acreditem na escolha pelos algaritimos que o próprio sistema constrói.

Em consequência disso, surge a questão da influência midiática, que intensifica a gravidade do problema. Desse modo, o mito da caverna, de Platão, descreve a situação de pessoas que se recusavam a observar a verdade em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Consoante a isso, há uma numerosa influência midiática nas pessoas em relação à internet, já que as redes sociais focam em um critério de relevância aos algaritmos que saem no ¨for you¨ das pessoas, fazendo com que elas acedam á informações que manipulem seus comportamentos.

Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham diminuir a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Dessa maneira, cabe ao ministério de educação em parceria com a mídia de grande acesso, fazer palestras, debates e vídeos com o propósito de alertarem sobre as reais condições da questão. Somente assim, o filósofo francês Sartre irá defender seu pensamento que o ser humano escolhe seu modo de agir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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