• Avatar do usuário
#65114
Na série americana "The 100", caracterizada por retratar o mundo pós-apocalíptico, em um dos seus episódios é revelado um mecanismo tecnológico capaz de manipular a realidade do indivíduo, onde um mundo novo e perfeito é apresentado. Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada na série pode ser relacionada àquela do século XXI. Nesse sentido, o problema persiste em virtude da restrição de informações por meio de algoritmos e na influência comportamental dos usuários.
      Precipuamente, a restrição de dados por meio de dispositivos tecnológicos, caracteriza-se como um complexo dificultador para a liberdade de escolha dos usuários. Conforme a "Atitude Blasé", termo proposto pelo sociólogo alemão Geog Simmel no livro "The Metropolis and Mental Life", ocorre quando o indivíduo passa a agir com indiferença em meio às situações que ele deveria dá atenção. Dessa forma, o controle de informações vem sendo cada vez mais constante, fazendo com que as pessoas não se preocupem com sua autonomia na esfera virtual, criando, assim, um ciclo vicioso de manipulação.
     Outrossim, é notório como a influência comportamental ainda persiste na sociedade cibernética. Segundo Zygmunt Bauman, as redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha. Paralelamente, influir no comportamento dos utentes é o objetivo da indústria tecnológica, já que apresentar somente o que lhe interessa e o que foi escolhido para ele, pode gerar mais alienação e lucro para tal mecanismo.
      Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para politização brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério da Educação (MEC) juntamente com as mídias sociais criem, por meio de investimentos do Estado, campanhas de conscientização, apresentando e mostrando como funcionam os algoritmos, a fim de que os usuários não se limitem no âmbito virtual e se preocupem em buscar informações de fontes seguras e variadas. Assim, possivelmente,  a realidade manipulada apresentada na série americana não passará de ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Corrijam pra mim por favor 🥺🤍

hel0oooo , Ei!!! Estou muito animada para[…]

Tinha corrigido tudo certinho e mandei errado afs […]

Na obra de origem australiana, “A Menina que[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM