Por Mariafernan
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Manipulação do controle de usuários pelo controle de dados na internet.

A música “Até quando?” do cantor brasileiro Gabriel Pensador, aborda diversos problemas sociais criticando a postura passiva do cidadão diante deles. Contextualizando para o ambiente virtual, o controle de dados na internet é responsável pela manipulação do usuário. Dessa forma, as causas desse problema estão estabelecidas nas dimensões política e social.

Diante desse contexto, é perceptível que existem falhas do Estado em relação à segurança digital. Segundo os criadores da “Enciclopédia”, a democratização da educação é primordial para combater a alienação dos cidadãos. Nessa perspectiva, a coleta de dados feita por aplicativos como o Facebook tem como objetivo fidelizar o usuário ao personalizar o seu conteúdo. Ademais, ao ser continuamente exposto à determinado assunto o indivíduo passa a fazer parte de uma bolha social, em que pode ter sua opinião facilmente influenciada.

Além disso, a sociedade é responsável pela intensificação da problemática. De acordo com a filósofa Simone de Beauvoir, “ O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. Nesse sentido, ao normatizar o uso de aplicativos que tem acesso e liberdade para utilizar os dados dos internautas a população está fadada a manipulação.

Portanto, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, órgão responsável pela garantia do ensino, deve promover palestras para alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas, por meio de entrevistas com especialistas no assunto. Tais palestras deverão ser transmitidas ao vivo na televisão aberta para que assim atinja um público maior e consequentemente minimize o número de vítimas da alienação digital.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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