Nessa perspectiva a alienação é um elemento fundamental na manipulação do indivíduo. Karl Marx já havia evidenciado a alienação nas relações de trabalho no século XIX, para ele o fato dos operários estarem alheios a produção foi elementar para que fossem controlados, e por conseguinte explorados. Contudo esse cenário não está muito distante da atualidade, visto que os algoritmos estão se adaptando cada vez mais aos gostos dos internautas, o que implica no aumento exponencial de alienação. Nesse sentido o indivíduo acaba se tornando apenas uma marionete nas mãos dos grandes nomes da internet.
Um dos principais elementos que impulsionam a manipulação de internautas é a busca por capital. O viés capitalista é de suma importância para o controle desses indivíduos, isso porque de modo geral quanto mais tempo um sujeito passa na internet mais vezes ele assiste anúncios, e quanto mais anúncios ele assiste maior é a probabilidade de comprar. Em outras palavras, quanto mais um indivíduo é controlado mais ele consome. Dessa forma isso pode acabar resultando na compra de produtos supérfluos, endividamentos e em último caso na poluição ambiental.
Nesse sentido se torna evidente. o problema da manipulação do comportamento de indivíduos através da internet, que é impulsionado principalmente pela alienação e pela busca do capital. Portanto deve ficar a cargo dos indivíduos buscarem pelo conhecimento, isso porque o conhecimento é única forma de erradicar a alienação e minimizar a necessidade de produtos supérfluos (filosofia helenística). Devem sem sombra de dúvidas serem apoiados pelo estado através de investimentos na educação, mas os indivíduos devem ter a iniciativa, o ideal seria a leitura de filósofos como Karl Marx e Epicuro por exemplo. Dessa forma podemos seguir os ensinamentos kantianos, ou seja, sair da menoridade e pensar conta própria.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.