Por Rafael314159
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Para o filosofo John Locke todos os indivíduos possuem três direitos inalienáveis, sendo estes a vida, a propriedade e a liberdade. contudo em sua época esses direitos possuíam dois grandes inimigos, a igreja católica e os reis absolutistas. atualmente não tem sido muito diferente, principalmente quando temos conhecimento da manipulação do comportamento de usuários da internet através do controle de dados. Nesse sentido, fica claro que nos dias de hoje aqueles indivíduos que acessam a internet estão sendo cada vez mais controlados e sem que percebam sua liberdade está sendo cerceada. Vale destacar que esse problema é agravado principalmente por dois grandes fatores a alienação do indivíduo e a sobreposição do capital em relação as liberdades individuais.

Nessa perspectiva a alienação é um elemento fundamental na manipulação do indivíduo. Karl Marx já havia evidenciado a alienação nas relações de trabalho no século XIX, para ele o fato dos operários estarem alheios a produção foi elementar para que fossem controlados, e por conseguinte explorados. Contudo esse cenário não está muito distante da atualidade, visto que os algoritmos estão se adaptando cada vez mais aos gostos dos internautas, o que implica no aumento exponencial de alienação. Nesse sentido o indivíduo acaba se tornando apenas uma marionete nas mãos dos grandes nomes da internet.

Um dos principais elementos que impulsionam a manipulação de internautas é a busca por capital. O viés capitalista é de suma importância para o controle desses indivíduos, isso porque de modo geral quanto mais tempo um sujeito passa na internet mais vezes ele assiste anúncios, e quanto mais anúncios ele assiste maior é a probabilidade de comprar. Em outras palavras, quanto mais um indivíduo é controlado mais ele consome. Dessa forma isso pode acabar resultando na compra de produtos supérfluos, endividamentos e em último caso na poluição ambiental.

Nesse sentido se torna evidente. o problema da manipulação do comportamento de indivíduos através da internet, que é impulsionado principalmente pela alienação e pela busca do capital. Portanto deve ficar a cargo dos indivíduos buscarem pelo conhecimento, isso porque o conhecimento é única forma de erradicar a alienação e minimizar a necessidade de produtos supérfluos (filosofia helenística). Devem sem sombra de dúvidas serem apoiados pelo estado através de investimentos na educação, mas os indivíduos devem ter a iniciativa, o ideal seria a leitura de filósofos como Karl Marx e Epicuro por exemplo. Dessa forma podemos seguir os ensinamentos kantianos, ou seja, sair da menoridade e pensar conta própria.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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